O uso de unidades flash - ou "chaves USB", uma vez que geralmente estão em um chaveiro - como parte de uma matriz RAID é possível da mesma forma que se pode usar discos rígidos padrão em uma matriz RAID. RAID significa "matriz redundante de discos baratos". É um método mais comumente usado para fazer cópias de backup automáticas de arquivos, fazendo com que um disco faça uma cópia exata de um segundo disco simultaneamente. O RAID também pode ser usado para "expandir" os discos, permitindo que dois operem como se fossem um disco maior. Ambos os recursos estão disponíveis no Windows 7.
Etapa 1
Conecte suas unidades USB ao seu computador. Clique em "Não realizar nenhuma ação". Clique no botão “Iniciar” e clique em “Computador”. Observe as letras de unidade para suas duas chaves/unidades USB.
Etapa 2
Clique no botão “Iniciar” e, em seguida, clique com o botão direito do mouse em “Computador”. Selecione "Gerenciar". Clique em “Armazenamento” e depois em “Gerenciamento de disco”. Uma janela aparece listando todos os seus discos rígidos disponíveis, incluindo pen drives/drives USB.
Etapa 3
Clique com o botão direito do mouse na primeira unidade USB a partir da qual você deseja criar uma partição RAID. Selecione "Excluir volume". Isso criará uma "unidade não alocada". Faça o mesmo para a segunda unidade USB. Observe os números de cada unidade - eles são rotulados como "unidade 1", "unidade 2" e assim por diante.
Etapa 4
Clique com o botão direito do mouse na primeira unidade USB novamente. Selecione "Nova unidade espelhada". Você será perguntado quais unidades você gostaria de espelhar. Observe que esta unidade já está listada em "Selecionado". Clique na segunda unidade USB e clique em “Adicionar”.
Etapa 5
Clique em "Avançar". Você será perguntado se tem certeza de que deseja continuar e será informado de que esse processo criará uma única unidade que é "espelhada", essencialmente permitindo que suas duas unidades USB se copiem exatamente. Clique em "Sim". A nova unidade RAID é criada.
Dica
Se você quiser criar uma unidade “dimensionada”, onde mais de uma unidade é combinada em uma unidade gigante, selecione “Nova unidade distribuída” na etapa 4 e continue conforme as instruções. Em vez de ser informado de que você está criando uma unidade espelhada, você será informado de que está criando uma unidade distribuída, mas a experiência é exatamente a mesma. Você também pode escolher “Nova unidade estendida”, que é mais segura em relação à integridade dos dados, mas oferece um desempenho inferior.
Aviso
Nunca desconecte uma de suas chaves USB enquanto o computador estiver ligado. Certifique-se de conectar os dois antes de ligar o computador se removê-los quando o computador estiver desligado. Não fazer isso pode causar falha na unidade RAID (embora seus dados devam estar seguros).
Observe que suas unidades USB serão apagadas durante esse processo. Certifique-se de que eles estejam vazios ou com backup antes de continuar.