As barras de ferramentas são criadas para fornecer atalhos para tarefas comumente usadas. Os programas do Windows têm barras de ferramentas que vêm com o software e podem ser movidas dentro do aplicativo. Eles podem ser abertos e fechados com um ou dois cliques. Alguns aplicativos, como navegadores de Internet, oferecem a opção de instalar barras de ferramentas de outras fontes além dos fabricantes do navegador. Por exemplo, uma barra de ferramentas do Google pode ser adicionada a um navegador Firefox ou Internet Explorer.
Barras de ferramentas de pesquisa
As barras de ferramentas de pesquisa estão disponíveis em empresas como Google, Yahoo e Bing. Essas barras de ferramentas fornecem ferramentas de pesquisa, ferramentas de marcação e ferramentas textuais para um navegador. Algumas barras de ferramentas de pesquisa também oferecem opções de esportes e finanças para navegação rápida e visualizações de cotações, pontuações de jogos e muito mais.
Barras de ferramentas do aplicativo
Quando você instala alguns aplicativos, como o Microsoft Office Suite, uma barra de ferramentas da área de trabalho do aplicativo aparece imediatamente em seu computador. Esse tipo de barra de ferramentas contém botões para iniciar rapidamente aplicativos e tarefas usadas com frequência que aparecem na área de trabalho do Windows.
Barras de ferramentas contextuais
Barras de ferramentas contextuais fornecem atalhos para comandos de menu comumente usados. Os mesmos comandos podem ser executados através do menu, mas a barra de ferramentas fornece um atalho para tornar a tarefa mais rápida. Essas barras de ferramentas aparecem com base no tipo de trabalho que você está realizando. Por exemplo, quando você clica no texto em um editor gráfico, uma barra de ferramentas de texto aparecerá, permitindo mudanças rápidas nas fontes, cores de texto e outras opções de manipulação de texto.