É provável que você tenha um cabo coaxial (às vezes chamado de RG) em um ou mais de seus gadgets e dispositivos. Esses cabos são normalmente usados para televisão e internet de alta velocidade e há um único pino prateado em pelo menos uma extremidade, envolto em um suporte aparafusado.
Embora as marcações na capa diferenciem o tipo de cabo coaxial que você está usando, os fios são praticamente idênticos com apenas pequenas flutuações de peso e tamanho. Mas o modelo faz a diferença. Vejamos algumas das diferenças entre vários cabos coaxiais.
Componentes básicos de um cabo RG
A maioria dos cabos RG segue uma estrutura familiar. Há um condutor interno isolado (geralmente cobre ou alumínio) blindado por uma folha de cobre e envolto em plástico preto ou branco. O condutor transporta o sinal enquanto o isolamento e a blindagem mantêm a integridade do condutor. O isolamento vem em várias espessuras, o que aumenta o diâmetro do cabo e, consequentemente, influencia o tamanho e o peso, embora as diferenças sejam geralmente microscópicas.
Qualidade do isolamento
Uma das coisas que vários cabos coaxiais têm em comum é a classificação de seu isolamento. Como esses cabos geralmente passam ao ar livre, os efeitos do ambiente - chuva, neve e assim por diante - são de extrema importância. O cabo coaxial médio tem uma classificação de MIL-C-17, que é o grau padrão necessário para proteger o funcionamento interno de danos ambientais comuns. Outros cabos coaxiais - aqueles usados em locais mais extremos - possuem a classificação de serviço pesado de M17/74, que é de grau militar. O isolamento M17/74 se degrada a uma taxa muito mais lenta do que seu equivalente MIL-C-17 e protege o sinal de forma mais completa. Os cabos coaxiais também podem ser executados no subsolo.
RG59 x RG60 x RG6 e RG6Q
Os cabos RG59 costumavam ser o padrão da indústria para conexões domésticas, mas os modelos RG6 estão gradualmente assumindo o controle. Observe que o RG6 não é o mesmo que o RG60, que é um tipo raro de cabo coaxial e difícil de encontrar (você provavelmente não precisa se preocupar muito com isso).
O nome do jogo aqui é o tamanho do condutor, com o RG6 ostentando maior diâmetro e, portanto, maior condutividade em frequências de 50 megahertz ou superiores (os cabos RG6 podem suportar até 1,5 gigahertz). Mais sinal é igual a imagem superior para seu sistema de entretenimento doméstico e mais velocidade para sua conexão com a Internet. Nesta fase, você realmente deseja executar o RG6 ou RG6Q, pois a qualidade da alta definição melhorou com o tempo e a frequência da transmissão também aumentou. A alta definição padrão funciona com um sinal de 37 megahertz, então os RG59s podem lidar com isso facilmente, mas o RG6 geralmente é melhor com menos perda de sinal.
Há uma ressalva, no entanto. Maior nem sempre é melhor, pois certos tamanhos são destinados a tensões e frequências de transmissão específicas. Um condutor pode ser muito grande para a informação que flui através dele, e isso pode criar vários efeitos indesejáveis, como "fantasmas" - uma imagem que gagueja ou se dobra sobre si mesma. Por esse motivo, cada cabo RG é destinado a um uso específico. Os RG6s, por exemplo, funcionam em uma frequência muito alta para coisas como projetores de vídeo ou conexões compostas. Colocar o cabo mais potente na sua televisão não melhorará necessariamente a imagem.
RG6 x RG6q x RG11
Com cabos RG6 compreendendo a maioria das configurações de entretenimento doméstico, saber a diferença entre os dois tipos é fundamental. A principal coisa que distingue o RG6 e o RG6Q é o tipo de blindagem interna usada para isolar os fios delicados. A blindagem "quad" superior do RG6Q minimiza a perturbação externa e, portanto, mantém uma maior integridade do sinal. A diferença de diâmetro também aumenta a quantidade de tensão que pode passar pelo condutor, com cabos RG6Q permitindo mais espaço para a eletricidade fazer sua mágica. À medida que a tecnologia melhora e mais e mais sinais concorrentes atingem as ondas de rádio, esse isolamento aumentado se tornará cada vez mais importante - especialmente quando o 4K dominar o mercado.
Os cabos RG11 funcionam da mesma forma que os RG6s, mas possuem melhor isolamento e diâmetro maior. Elas estão um passo à frente de suas irmãs RG6.
RG8 e RG213
A variedade de cabos coaxiais RG8 e RG213 é usada quando uma tensão especialmente alta - mais alta que os dispositivos RG6 - é necessária para transportar o sinal da antena para o dispositivo - um exemplo é uma torre de rádio bidirecional. Eles são frequentemente usados para transmitir sinais VHF e UHF, embora também possam ser usados para imagens ou dados.
Nesses casos, uma alta tensão aumenta a chance de perda de sinal, portanto, a força e a largura do cabo devem ser alteradas de acordo. Os modelos RG8 atingem no máximo 4.000 volts entre o condutor e o isolamento, enquanto o RG213 pode chegar a 5.000 volts. Assim, os cabos RG213 são mais largos em diâmetro, ligeiramente mais pesados (cerca de 10,6 lbs vs. 10,5 lbs) e mais frágeis em temperaturas mais altas. Os cabos RG213, no entanto, oferecem uma melhoria na qualidade do isolamento, portanto, além do calor, são mais resistentes e se degradam menos rapidamente.
O que é melhor para sua configuração?
Como mencionado anteriormente, as variedades RG6 de cabo coaxial são as que você mais encontrará em seus eletrodomésticos, embora para os sistemas mais poderosos, o RG11 funcione melhor. O RG6Q é melhor para telecomunicações de consumo e, a menos que você tenha uma torre de rádio em seu quintal, não precisará se preocupar com os outros tipos. Os cabos RG 59 podem lidar com frequências de televisão mais antigas e são bons para uma rede de câmeras de segurança.
Para resumir, as considerações que você deve levar em conta ao escolher um cabo RG são:
- O local em que você passará o cabo e o grau de isolamento.
- O diâmetro do condutor interno, o espaço disponível para a tensão e o sinal, e
- A quantidade de eletricidade necessária para alimentar o aparelho desejado.