Para ajudar a evitar a perda de dados, a maioria dos discos rígidos internos usa SMART, que significa Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology. O SMART acompanha as estatísticas vitais do disco rígido, incluindo quanto tempo a unidade funcionou e quantas vezes a unidade moveu dados para fora das áreas danificadas. Embora algumas falhas no disco rígido ocorram repentinamente sem aviso, o SMART possibilita a previsão de falhas causadas pela degradação gradual da unidade.
Testes e avisos SMART
Na maioria das vezes, a SMART trabalha silenciosamente nos bastidores. Se o SMART detectar um problema sério, seu computador fará uma pausa durante a inicialização para exibir um aviso. O Windows não inclui uma ferramenta para monitorar ou testar manualmente sua unidade usando SMART, mas alguns fabricantes de computadores, incluindo HP e Dell, fornecem um utilitário de diagnóstico com um pequeno teste que verifica os níveis de atributos SMART monitorados, fornecendo uma visão geral sob demanda dos saúde. Se o seu computador não inclui um utilitário de teste SMART e você deseja verificar seus níveis de atributo, baixe um programa de teste como DiskSmartView, SpeedFan ou Smartmontools (links em Recursos).
Como corrigir uma falha SMART
Se você receber um aviso SMART durante a inicialização do computador ou se um teste manual exibir uma falha SMART, faça backup imediatamente de todos os arquivos importantes do computador em outra unidade e substitua o disco rígido interno o mais rápido possível. A unidade pode não falhar imediatamente, mas é mais seguro assumir que ela pode parar de funcionar a qualquer momento. Além da substituição, não há como corrigir o desgaste físico que resulta em uma falha na unidade. Alguns programas maliciosos fingem monitorar seu disco rígido e alegam que podem corrigir erros SMART por um preço. Essas alegações são falsas e você deve executar um utilitário antimalware para remover o software incorreto.