Fazer uma placa de circuito de LED (diodo emissor de luz) é um bom exercício para quem é novo em eletrônica. Não requer muitos componentes ou conhecimentos, e é um circuito útil para conhecer. Ao fazer uma placa de circuito de LED, você deve estar familiarizado com o funcionamento de uma placa de circuito. As colunas de furos são conectadas eletricamente com exceções para a primeira e a última fileira de furos. A primeira e a última linha (em vez de colunas) de furos são conectadas eletricamente e ligeiramente deslocadas da grade principal. Esta propriedade de uma placa de circuito torna o trabalho de construir uma placa de circuito de LED muito mais simples.
Etapa 1
Enrole uma extremidade do seu primeiro fio ao redor do terminal positivo da sua bateria de 9 volts.
Etapa 2
Insira a outra extremidade do primeiro fio no orifício da placa de circuito localizada na primeira linha e na primeira coluna.
Etapa 3
Insira uma extremidade do resistor de 100 ohms na mesma linha do fio, mas desta vez na segunda coluna da placa de circuito.
Etapa 4
Coloque a outra extremidade do resistor de 100 ohms no orifício da placa de circuito localizada na segunda linha e segunda coluna.
Etapa 5
Insira o ânodo (fio longo) do seu LED no orifício localizado na terceira linha, segunda coluna da sua placa de circuito.
Etapa 6
Insira o cátodo (fio curto) do seu LED no orifício localizado na terceira linha, terceira coluna da sua placa de circuito.
Etapa 7
Enrole uma extremidade do segundo fio ao redor do terminal negativo da bateria de 9 volts.
Etapa 8
Insira a outra extremidade do segundo fio no orifício da placa de circuito localizada na quarta linha, terceira coluna. Agora você tem uma placa de circuito de LED completa e seu diodo emissor de luz acenderá.
Dica
Use fita adesiva para ajudar a prender os fios aos terminais da bateria de 9 volts (apenas certifique-se de que haja contato de metal com metal).