Configurar uma rede de convidados é uma boa maneira de permitir que seus amigos tenham acesso à Internet sem ter acesso à sua própria rede e aos dispositivos conectados a ela. A segurança é tão importante em uma rede convidada quanto em qualquer outra rede, portanto, use criptografia WPA2 e uma senha forte.
Acessando o roteador
Para criar uma rede de convidados, você precisa acessar o painel de administração do seu roteador. Se você usou o software que acompanha o roteador para configurar sua rede Wi-Fi, use esse software. Caso contrário, inicie um navegador da Web e digite o endereço IP do seu roteador na barra de endereços e pressione
Enter . Embora você possa encontrar o endereço IP usando seu computador, a maioria dos roteadores usa
192.168.0.1 ,
192.168.1.1 ou
192.168.2.1 .
Faça login no painel de administração. Se você não alterou o login do administrador, o nome de usuário e a senha geralmente são "admin" ou o nome de usuário está em branco e a senha é "admin". Isso varia não apenas entre os fabricantes, mas também de acordo com o modelo.
Acessando as configurações de rede para convidados
Em um roteador D-Link, clique no botão
Avançado guia e clique em
Zona de convidado. Se você tiver um roteador Linksys, clique no botão
Sem fio guia e selecione
Acesso de convidado .
Em um roteador NETGEAR, clique na
Ferramenta de acesso para convidados .
Ativando o acesso de convidado
Ative o
Acesso de convidado opção, que pode ser chamada de
zona de convidado ou
Rede de convidados , dependendo do modelo do roteador.
Permitir que o roteador transmita o
SSID , ou
Nome da rede sem fio , para que seus convidados possam encontrar a rede. Se a opção não estiver lá, o SSID será transmitido por padrão. A maioria dos roteadores permite que você altere o nome SSID para algo exclusivo. No caso de roteadores Linksys, qualquer nome que você escolher será seguido por um sufixo "-guest".
Alguns roteadores, incluindo D-Link e NETGEAR, incluem uma opção para permitir que os convidados vejam os dispositivos uns dos outros e acessem sua rede local ou roteie entre zonas. Somente usuários avançados devem habilitar esse recurso, pois geralmente anula o propósito de criar uma rede convidada. Sem essa opção habilitada, os usuários convidados têm acesso à Internet, mas não a qualquer outro computador na rede principal.
Em um roteador D-Link, defina o Modo de segurança para
WPA-Personal para tornar as opções de segurança de rede visíveis.
Configurando a segurança
Defina o
Modo WPA para
Somente WPA2, ou
WPA2-PSK [AES]. Embora a maioria dos roteadores ofereça um modo misto WPA ou WPA-WPA2, quase todos os computadores e dispositivos Wi-Fi hoje suportam a criptografia WPA2 mais moderna e mais forte.
Digite uma senha com pelo menos 8 caracteres usando letras e/ou números. Senhas mais longas são mais seguras do que senhas mais curtas. Letras e números aleatórios são mais seguros do que palavras ou nomes. Se você não tiver certeza de quão forte é a senha desejada, dê uma olhada neste infográfico.
Clique no botão
Salvar ou
Aplicar botão e, em seguida, teste a nova rede convidada em um computador ou outro dispositivo Wi-Fi.