>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como criar seu próprio mensageiro instantâneo


Os mensageiros instantâneos são programas que você permite conversar em tempo real com outros usuários da Web. Exemplos de mensageiros instantâneos incluem aqueles produzidos pelo MSN, AOL e Yahoo. Fazer seu próprio programa de mensagens envolve a aplicação da rede e outras funções de uma linguagem de computador de alto nível, como Java. Os benefícios de criar seu próprio aplicativo de mensageiro incluem a capacidade de adicionar recursos não encontrados em mensageiros de prateleira. Por exemplo, você pode fornecer uma função para recuperar conteúdo da Web além de texto de bate-papo, como mensagens de sua conta de e-mail.

Etapa 1


Execute vários programas de mensagens cuja fonte está disponível gratuitamente. (Eles são chamados de programas de "código aberto".) Exemplos de mensageiros de código aberto incluem Pandion, Valhalla Chat e PlanetAMessenger.

Etapa 2


Escreva -- para o mensageiro que você considera ideal -- notas detalhadas descrevendo quais recursos do programa você gostaria de personalizar. Por exemplo, você pode escrever "Os botões de emoticons são legais, mas devem estar na tela principal, não enterrados sob um menu".

Etapa 3


Clique no link para baixar o código-fonte do programa de mensagens e a documentação que descreve como compilar o programa. Este link estará no mesmo site que aquele com o link para o programa executável.

Etapa 4


Leia atentamente a documentação baixada, prestando especial atenção à linguagem com a qual o programa foi desenvolvido (como Java ou C).

Etapa 5


Instale uma plataforma para compilar e depurar programas no idioma que você anotou na etapa anterior. A Oracle fornece uma plataforma de desenvolvimento Java em seu subdomínio Java. A Open Watcom, entre outras, faz uma plataforma gratuita para desenvolvimento de aplicativos em C.

Etapa 6


Carregue os arquivos de origem do programa de mensagens, um por um, em um editor de texto como o Bloco de Notas. Imprima cada arquivo do editor de texto.

Etapa 7


Digite, em um novo conjunto de arquivos de origem feito com seu editor de texto, o código-fonte do programa de mensagens. Esta tarefa faz você ler a fonte impressa do passo 6 com uma concentração intensa que começará a revelar como o programa funciona.

Etapa 8


Leia a documentação da sua plataforma de desenvolvimento para compilar programas e, em seguida, compile o tipo de fonte digitado na etapa anterior. Se o messenger não funcionar como você esperava, rastreie ou depure o programa, conforme indicado pelos documentos da sua plataforma de desenvolvimento.

Etapa 9


Selecione, no Windows Explorer, os arquivos de origem do messenger e pressione “Delete”.

Etapa 10


Digite novamente cada arquivo de origem como você fez na etapa 7. Nesta sessão de digitação, use sua memória como o recurso principal, não o código-fonte impresso. Use as impressões somente quando esquecer uma declaração. Repita esta etapa até que você possa digitar o programa de mensagens da memória. Digitar de memória em vez de uma impressão completará sua compreensão do programa messenger, que você começou a construir na etapa 7. Essa compreensão fornece habilidade suficiente para modificar e personalizar o messenger.

Etapa 11


Edite, com seu editor de texto, o código-fonte existente e escreva um novo código-fonte conforme necessário para efetuar as alterações do programa descritas na etapa 2. Recompile e depure o programa para produzir seu mensageiro instantâneo completo.