Aumente a tensão total de trabalho de dois capacitores conectando-os em série. Por exemplo, dois capacitores C1 e C2 com tensões de trabalho de 5 volts e 10 volts têm uma tensão de trabalho total de Vt =5V + 10V =15V. No entanto, a capacitância total é menor que o valor do menor capacitor. Se C1 =10 microfarads e C2 =20 microfarads, então Ct =(10 x 20)/(10 + 20) =6,66 microfarads.
Etapa 1
Conecte o terminal positivo de um capacitor ao terminal negativo do outro capacitor (para capacitores não polarizados, conecte quaisquer dois terminais juntos).
Etapa 2
Calcule a capacitância total Ct =(C1 x C2)/(C1 + C2).
Etapa 3
Conecte a ponta de prova positiva do medidor de capacitância ao fio positivo livre do capacitor combinado. Conecte a ponta de prova negativa ao fio negativo livre. Verifique se a capacitância combinada é menor que a dos capacitores individuais.
Aviso
Se capacitores com valores diferentes forem conectados em série, eles serão carregados em taxas diferentes e em tensões diferentes. Isso pode levar a que alguns capacitores sejam sobrecarregados e outros subcarregados. Além disso, capacitores com vazamento transferirão gradualmente sua tensão para outros capacitores da série. Isso pode exceder a tensão nominal de alguns ou todos ou outros capacitores da série.