Sempre que você estiver navegando online entre sites, você está usando links ou URLs (Uniform Resource Locators). Normalmente, você clica nos hiperlinks para seguir os links. Outra maneira de ver isso é que por trás de cada link há um URL - ou endereço da Web específico - com conteúdo que pode ser visualizado quando o link é clicado. Sem um link, é impossível acessar um recurso online e sem o URL, o link não levaria a lugar algum.
Sintaxe
Hiperlinks ou simplesmente links seguem a sintaxe abaixo:
Link para a página
Nada entre os colchetes angulares é exibido, exceto o texto "Link para a página". Assim, quando o texto "Link para a página" é clicado, ele leva um para a referência de URL incorporada que está entre colchetes.
Os Uniform Resource Locators (URLs) consistem em um protocolo, dois pontos, um domínio ou endereço IP, um número de porta, o caminho do recurso e, opcionalmente, um identificador de fragmento. O exemplo abaixo mostra como a URL de um determinado recurso é gravada:
http://www.google.com/realtime?hl=en&tab=wY
Os protocolos comuns usados em URLs incluem FTP e HTTP, entre outros.
Local
URLs são os meios pelos quais os recursos em uma rede ou na Internet estão localizados. Eles são usados para descrever o mecanismo de acesso primário para esse recurso específico. URLs apontam para caminhos absolutos para um recurso. Os hiperlinks, por outro lado, usam texto ou outros símbolos que podem ser alterados enquanto ainda apontam para o mesmo URL. Mesmo quando os URLs são relativos (por exemplo, onde os recursos apontam para outros recursos), eles são relativos ao URL original. Assim, as URLs apontam para caminhos absolutos para um recurso que pode ser acessado usando links relativos.
Atividade do navegador
Geralmente, você digita uma URL na barra de endereços do navegador para acessar um recurso. Digitar um link raramente trará os resultados desejados, pois pode haver inúmeros sites e documentos na Internet usando a mesma estrutura de palavras. Quando um URL é incorporado em um objeto como uma imagem, ao clicar no navegador, o usuário redirecionará o usuário para o URL por trás da imagem. Outros objetos e elementos também podem ser incorporados a URLs para apontar para recursos.
Reservas de Personagens
Os URLs limitam o uso de determinados caracteres que possuem significados especiais dentro do URL. Alguns desses caracteres reservados incluem /,:, &, =, @, ? e o sinal de vírgula. Os links simplesmente apontam para URLs para que possam ser frases que contenham um, qualquer ou todos os caracteres acima.