Nos primórdios das prensas de impressão e dos blocos tipográficos, letras que de outra forma pareceriam estranhas ou ocupariam muito espaço quando colocadas lado a lado eram esculpidas juntas no mesmo bloco. Chamadas de ligaduras, essas combinações de letras interativas otimizaram o restante do espaçamento da linha e melhoraram a legibilidade geral da palavra ou da frase. O Adobe InDesign insere ligaduras automaticamente - desde que a fonte seja projetada para suportá-las - embora essa configuração possa ser desativada quando o recurso for desnecessário ou indesejado.
Painel de caracteres
Etapa 1
Exponha o painel de caracteres se ainda não estiver aberto, clicando no menu "Janela" e selecionando "Tipo" seguido de "Caráter".
Etapa 2
Use o cursor para destacar o texto do qual deseja remover as ligaduras.
Etapa 3
Exponha o menu "Opções" do painel Caractere. É uma pequena seta voltada para baixo e quatro linhas horizontais localizadas na parte superior do painel.
Etapa 4
Clique em "Ligatures" - que, se ativado, tem uma marca de seleção ao lado - para desativar o recurso.
Painel de controle
Etapa 1
Use o cursor para destacar o texto que contém as ligaduras.
Etapa 2
Clique no ícone do menu "Opções", que está localizado na extrema direita do Painel de Controle e se parece com uma pequena seta voltada para baixo e quatro linhas horizontais.
Etapa 3
Clique em "Ligaduras" para desmarcar e desativar a opção.
Dica
O InDesign substitui as ligaduras padrão de letras minúsculas como "fi" e "fl" em fontes OpenType, PostScript ou TrueType.
Com as fontes OpenType, o InDesign também suporta o uso de ligaduras discricionárias, que são combinações opcionais mais ornamentadas - como as usadas em "Th" e "st". Habilite ou desabilite ligaduras discricionárias abrindo o menu "Opções" no Painel de Controle e selecionando a opção "OpenType".
Aviso
As informações neste artigo se aplicam ao Adobe InDesign CS6 ou CC. Pode variar ligeiramente ou significativamente com outras versões ou produtos.