A maioria dos problemas com dispositivos USB ocorre devido a um dispositivo quebrado ou a um problema de software. Geralmente, você pode corrigir problemas do dispositivo USB reinicializando, reconectando o dispositivo ou atualizando os drivers ou o Windows. Se nenhum dispositivo USB funcionar em uma determinada porta, a porta pode ter uma conexão ruim causada por sujeira e poeira. Por segurança, desligue o computador e desconecte-o antes de limpar as portas.
Limpeza com ar
Se a sua porta USB estiver cheia de poeira, mas não tiver mais nada preso nela, limpe-a usando uma lata de ar comprimido. Antes de começar, retire todas as grandes bolas de poeira com os dedos ou pinças. Ao pulverizar ar, mantenha a lata na posição vertical para evitar vazamento de líquido. A maioria das portas USB não abre no gabinete do computador, então você não precisa se preocupar em soprar poeira em outros componentes. No entanto, pulverizar ar em uma porta pode comprimir a poeira ainda mais dentro da porta, portanto, aponte o bico em um ângulo para evitar piorar o problema.
Limpeza com álcool
Molhe um cotonete com álcool isopropílico e insira-o em uma porta USB para limpar a poeira teimosa e a sujeira pegajosa. Limpe todo o interior da porta, inclusive nos contatos. Qualquer concentração comum de álcool isopropílico, como 70%, 91% ou 99%, funcionará com segurança, mas concentrações mais baixas demoram mais para secar. Não ligue o computador até que a porta seque completamente para evitar danos. O álcool evaporará sozinho em algumas horas. Acelere o processo absorvendo um pouco da umidade com a ponta de um pano sem fiapos. Não use outro cotonete para secar a porta; você pode deixar restos de algodão para trás.