Uma rede conecta computadores ou outros dispositivos (como impressoras e aparelhos de fax) por cabos ou sem fio por rádio ou sinais infravermelhos. O objetivo de uma rede é tornar a informação em um ponto disponível em outro. Uma rede não precisa ser apenas para computadores. O sistema telefônico analógico é uma rede. A Internet é uma abreviatura para interconexão de redes. A própria Internet é um tipo de rede.
Tipos de redes
Os engenheiros categorizam as redes pela área geográfica que cobrem. A maioria das redes são redes locais (LANs). Outras categorias são Redes de Área Pessoal, que incluem redes domésticas e sistema de entretenimento; Redes de área metropolitana e redes de longa distância. A divisão entre cada categoria é vaga. Uma LAN cobre uma área limitada, como um escritório, e é controlada por uma organização. Uma Wide Area Network também é controlada por um órgão, mas alcançará filiais satélites. Isso inclui vincular escritórios distantes na mesma rede. As seções de conexão entre satélites podem cruzar redes públicas. Nesse caso, é comum proteger esse tráfego criando uma Rede Privada Virtual, que criptografa todos os pacotes de dados à medida que cruzam a mídia comum. Uma Rede de Área Metropolitana geralmente é administrada por uma empresa de serviços públicos ou governo local. Tem uma área geográfica grande, mas contígua.
Internet
A Wide Area Network geralmente utiliza recursos pertencentes a diferentes organizações. A Internet é o maior exemplo no mundo de uma Wide Area Network. A Internet foi iniciada na pesquisa de defesa e em instituições acadêmicas. O precursor da Internet foi chamado DARPANET. Isso leva o nome da DARPA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA.
Roteamento
Uma grande diferença entre as redes e a Internet é como elas lidam com endereçamento e roteamento. Em uma rede privada, o administrador da rede pode usar qualquer sistema para essas tarefas. Todos os dispositivos e software são controlados por uma autoridade. É importante que todos os nós, e especialmente os roteadores, em uma rede usem os mesmos protocolos. Caso contrário, o receptor não poderá decifrar as instruções do remetente. Como não há um proprietário geral da Internet, várias convenções evoluíram para garantir a compatibilidade. Existe apenas um protocolo de roteamento usado para a Internet e esse é o Border Gateway Protocol.
Interação
Redes privadas se interconectam através da Internet. Isso permite o compartilhamento de informações e facilita o comércio através da transação de processos como pedido e pagamento. Acadêmicos e engenheiros são mais capazes de colaborar e compartilhar informações conectando suas redes pela Internet. As redes privadas permitem que as empresas encorajem a colaboração dentro da organização sem disponibilizar publicamente os dados proprietários.