Em termos práticos, não há muita diferença entre VHS e VCR. VHS é um formato de fita de vídeo, e VCR é na verdade o nome de um tipo de player. Mas, na realidade, com o fim do formato Betamax da Sony para videocassetes domésticos, praticamente todos os videocassetes reproduzem exclusivamente fitas VHS, e praticamente todos os videocassetes estão no formato VHS. Como resultado, os dois termos são frequentemente usados de forma intercambiável.
VHS definido
"Video home system" é um formato de gravação analógica desenvolvido pela JVC em 1976. O sistema usa uma fita magnética de meia polegada de largura e pode gravar até seis horas de conteúdo de vídeo com 240 linhas de resolução horizontal e 486 linhas de resolução vertical, bem como como uma trilha sonora estéreo. O formato foi projetado para ser barato, fácil de usar e compatível com uma ampla gama de câmeras de vídeo e toca-fitas, e na década de 1990 era o padrão de vídeo dominante no mercado global.
VCR definido
Um gravador de videocassete é qualquer dispositivo que reproduz e grava fitas de vídeo pré-carregadas em cassetes, ao contrário do antigo gravador de fita de vídeo, que usava fitas bobina a bobina. O primeiro videocassete para o mercado doméstico rodava cassetes Sony Betamax, mas a introdução do primeiro videocassete compatível com VHS em 1977 foi o início da ascensão ao domínio do formato de cassete VHS.
VHS assume
Na década de 1980, os formatos Betamax e VHS disputavam o domínio do mercado, mas o padrão VHS acabou vencendo por várias razões. As máquinas VHS eram muito mais fáceis e baratas de produzir, e os consumidores optaram pelos videocassetes VHS de preço mais baixo. As fitas VHS também eram longas o suficiente para gravar um filme inteiro; As fitas Betamax tinham apenas uma hora de gravação. À medida que o número de máquinas VHS no mercado crescia, menos conteúdo comercial estava sendo oferecido no Betamax, o que impulsionou ainda mais a preferência do consumidor por VHS. Em 1993, a Sony parou de produzir fitas Betamax na América.
Outros formatos de cassete
Outros formatos de cassete surgiram desde o VHS, e os toca-fitas foram comercializados para acomodá-los, embora nenhum tenha a penetração no mercado dos videocassetes VHS. Por exemplo, o formato Video8 da Sony era um pequeno cassete que cabia facilmente em uma filmadora. O formato DAT permitia a gravação digital em pequenos cassetes, e algumas filmadoras e videocassetes foram comercializados para reproduzi-los. Embora o DVD-R tenha substituído amplamente as fitas de vídeo no mercado de entretenimento doméstico, a maioria dos videocassetes restantes disponíveis lidam exclusivamente com o formato VHS.