A comunicação eletrônica utiliza computadores, telefones celulares e outros dispositivos para transmitir mensagens. Tornou-se uma parte cotidiana da vida de milhões de pessoas. À medida que a tecnologia se desenvolve, dispositivos eletrônicos de comunicação mais sofisticados são introduzidos com frequência, abrindo caminho para uma maior variedade de maneiras de se comunicar eletronicamente.
Conveniência
A conveniência é um fator importante no uso de dispositivos de comunicação eletrônica. Há um nível maior de facilidade associado ao uso da Internet e dos telefones celulares para se comunicar. O e-mail permite enviar mensagens sem muito movimento e esforço em comparação com o envio de e-mail pelo correio. A Internet também é uma riqueza de recursos, como livros, jornais e lojas online, onde você pode acessar o que quiser. Os telefones celulares são uma fonte de conveniência; eles permitem que você faça uma chamada para qualquer pessoa, independentemente do tempo e da distância.
Acessibilidade
Os dispositivos de comunicação eletrônica são facilmente acessíveis a pessoas que, de outra forma, não teriam outros modos de comunicação. Nos países em desenvolvimento, as pessoas que nunca tiveram um telefone residencial têm telefones celulares. Os telefones celulares também continuam a evoluir rapidamente. Muitos já estão disponíveis e oferecem três ou quatro formas de comunicação, como conexões com a Internet, mensagens de texto e links telefônicos padrão.
Conectividade global
A conectividade global é o fenômeno mais recente a surgir com o uso da mídia eletrônica. A internet, os celulares e a televisão influenciaram a formação de uma cultura global. As pessoas podem compartilhar tendências de moda, atividades, notícias e comportamentos atuais apenas com um clique do mouse ou de um controle remoto. As estações de televisão de notícias internacionais, como a CNN, permitem que as pessoas acessem eventos e notícias globais à medida que se desenrolam, independentemente de sua localização geográfica. A mídia eletrônica permite que as operadoras compartilhem informações com um público global; com o uso de celulares agora é possível ligar para todo o mundo e compartilhar notícias como se estivessem no mesmo local.
Rede
A ascensão das mídias sociais aumenta o networking e as amizades em todo o mundo. A ascensão de sites de relacionamento como Facebook e Twitter dá origem a conexões em todo o mundo e abre canais para que as pessoas se agrupem de acordo com seus interesses. A mídia social serve como uma plataforma para os usuários comercializarem talentos e produtos. Com tais plataformas, surge uma nova cultura e linguagem comum entre os amigos dessas redes. As redes também têm sido usadas para propagar movimentos sociais e políticos como a revolução egípcia de 2011.