Um código de barras tem uma série de barras pretas de diferentes larguras com espaços em branco entre elas. Essas barras são impressas em etiquetas para ajudar fabricantes e varejistas a identificar, rastrear e inventariar qualquer produto. Todos os tipos de códigos de barras são lidos com um scanner que usa luz refletida para interpretar o código nas barras. Os códigos de barras mais comuns e amplamente utilizados são o Código de Produto Universal (UPC) e o Código de Barras da Numeração de Artigos Europeu (EAN). Antes de um código de barras ser impresso para rotulagem, é costume verificar sua precisão. Isso pode ser feito usando uma calculadora de dígitos de verificação online.
Soluções de código de barras
Etapa 1
Navegue até um site que oferece uma calculadora de dígitos de verificação gratuita, como BarcodeSolutions.com.au, GS1US.org ou Barcode-US.com. Esses sites verificam se um código de barras é válido ao combinar seu dígito de verificação, que é o último dígito exibido no código de barras.
Etapa 2
Digite os dígitos exibidos abaixo do código de barras na calculadora que correspondem ao tipo de código de barras que você possui. Por exemplo, se o seu código de barras tiver oito dígitos, use a calculadora EAN-8 ou GTIN-8. A calculadora informará quantos dígitos inserir, geralmente um a menos que o número total de dígitos no código de barras.
Etapa 3
Clique na guia "Calcular" e o site exibirá um único dígito (o Dígito de Verificação). Se o único dígito corresponder ao último dígito do código de barras, o código de barras é válido e está pronto para impressão. No entanto, se o dígito de verificação exibido no computador e no código de barras forem diferentes, o código de barras não é válido.
Dica
Se o código de barras que você verificou gerar um erro, certifique-se de que o número inserido seja o mesmo fornecido a você pela GS1 (entidade que emite números de código de barras em todo o mundo).