Embora o Microsoft Word, o Microsoft Excel e o Microsoft Access compartilhem semelhanças, todos são adequados para objetivos diferentes. Muito do que um dos aplicativos faz, os outros dois também podem fazer. O profissionalismo, eficácia e eficiência, no entanto, podem faltar no resultado quando realizado pelo outro aplicativo. Às vezes, os usuários podem optar por realizar determinadas tarefas em um aplicativo, mais devido à familiaridade do usuário com esse aplicativo do que devido ao uso pretendido do aplicativo.
Diferenças
O principal critério que diferencia esta trilogia é o design fundamental dos produtos e o uso pretendido das aplicações. O MS Excel é excelente para processar números e manipular cálculos e fórmulas. Também suporta a criação de gráficos a partir de dados disponíveis, incluindo dados em tabelas externas. O MS Access é adepto de lidar com listas de dados inter-relacionados e pode armazenar muitas tabelas e bancos de dados. O MS Word é ideal para apresentar documentos como manuscritos e memorandos.
Palavra
O Microsoft Word é um aplicativo de processamento de texto para digitação de documentos, relatórios e cartas. Tal como acontece com os outros aplicativos, o Word permite abrir e fechar arquivos, cortar, copiar e colar trechos. Também "Localizar" e "Substituir" palavras ou frases em vários locais. Use recursos do Word, como ferramentas de desenho, clip-art e tabelas para tornar os documentos mais atraentes e, se você tiver longas listas de dados, marque e numere esses pontos para destacá-los. Crie gráficos no Word, quando necessário. Embora o Word permita organizar dados em colunas e linhas e até mesmo processar cálculos fáceis no Word, a análise de números e o armazenamento de dados não estão entre os pontos fortes do aplicativo.
Excel
O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica que ajuda a organizar os dados metodicamente. Um recurso poderoso do Excel é sua capacidade de realizar cálculos matemáticos complexos com eficiência e rapidez. Por exemplo, com o uso de funções, calcule o menor ou o maior número em um intervalo, calcule médias ou até mesmo calcule o valor futuro de um investimento. Com o Excel, formate automaticamente uma série, como os dias da semana, valores inferiores a um determinado número ou formate condicionalmente as células com base nos critérios que você definir. Você tem a capacidade no Excel de representar seus dados em gráficos ou tabelas de vários tipos, como gráficos de pizza, gráficos de barras ou diagramas de dispersão para agregar valor à sua apresentação. Embora você possa inserir texto no Excel, o uso pretendido do aplicativo não inclui a produção de documentos como ensaios e cartas.
Acesso
O Microsoft Access é um aplicativo de gerenciamento de banco de dados relacional usado para armazenar dados, que são recuperados posteriormente. Ao contrário do Excel onde a planilha é bloqueada (a menos que o compartilhamento de arquivos esteja ativado) e pode ser usado por apenas um usuário por vez, no Access o banco de dados não é bloqueado e usado por mais de um usuário simultaneamente – o Access bloqueia apenas o registro que está sendo Atualizada. Isso permite que vários usuários usem o mesmo banco de dados e atualizem registros simultaneamente. Uma grande diferença entre o Excel e o Access é a curva de aprendizado. Para obter o uso ideal do Access, é necessário algum conhecimento de programação, principalmente Visual Basic e SQL; portanto, a curva de aprendizado do Access pode ser um pouco mais íngreme do que a do Excel.