Ping é um comando que estende a mão e pergunta ao destinatário pretendido se ele está lá e aguarda uma resposta. A intenção disso é garantir que o destinatário esteja lá e medir a quantidade de tempo que leva para obter uma resposta. O ping é um bom utilitário para medir o atraso de ida e volta se os usuários relatarem lentidão na rede. Um problema com o utilitário ping original é que ele se destinava apenas a usar o Transmission Control Protocol, ou TCP. Desde então, isso foi adaptado para testes que incluem User Datagram Protocol, ou UDP, para que você possa simular o tráfego de programas que usam estritamente UDP para serem executados.
Etapa 1
Abra o programa. O Network MAPper (Nmap) é um utilitário usado para escanear portas abertas e dispositivos finais. Este utilitário possui uma interface gráfica de usuário front-end para Windows chamada Zenmap. Este não é um programa padrão pré-instalado com o Windows, mas pode ser baixado gratuitamente no site do nmap. Este utilitário requer um arquivo adicional chamado WinPcap, que só pode ser instalado por uma pessoa com permissões administrativas no computador.
Etapa 2
Digite o endereço de protocolo da Internet, ou IP, do destino no campo marcado como destino. Este é o endereço IP que você está tentando alcançar ou o receptor do pacote UDP. Comece com um IP, mas à medida que você aprender a usar o utilitário, poderá varrer um grupo inteiro de IPs por vez.
Etapa 3
Digite o comando na caixa de comando. Existem muitos comandos diferentes que este utilitário pode executar, mas para esta instância, usaremos o seguinte comando para indicar que uma varredura UDP é o que é desejado. "nmap -sU 192.168.1.1" O IP neste comando deve ser substituído pelo destino pretendido. Em seguida, clique em "Digitalizar".
Etapa 4
Recupere as informações necessárias da janela de verificação abaixo. Esta varredura inclui 1.000 dos relatórios mais comuns e o sistema reportará de volta em cada porta. A porta parecerá estar em um dos seis estados. O estado fechado é onde uma porta precisa estar para estar disponível para um ataque. A varredura de seu próprio computador e/ou dispositivos permitirá que você descubra onde você está mais exposto.
Dica
Atualize sua cópia do Zenmap para obter todos os novos recursos e opções para verificações adicionais, reparos de bugs e atualizações.
Aviso
Examine seu computador e dispositivos com frequência para manter a segurança da rede e feche todas as portas abertas antes que um hacker aproveite a oportunidade para atacar.