A principal razão para possuir um laptop é a portabilidade, mas as baterias só levam você até certo ponto. Um cabo de extensão resolve esse problema sem depender de tomadas próximas. Mesmo se você tiver um desktop, talvez seja necessário colocá-lo onde não haja uma tomada. Você pode fazer isso com segurança, obtendo o cabo certo e usando-o corretamente.
Especificações elétricas
Quando você está comprando um cabo de extensão, há duas classificações elétricas que você precisa saber. O primeiro é quanta potência ele suportará e o segundo é quanta corrente ele pode transportar. Computadores e seus acessórios consomem muita energia e você precisa de um cabo resistente para essas aplicações. Certifique-se de que seu cabo tenha pelo menos 1.825 watts e possa suportar 125 volts de corrente. Um cabo de 15 A foi projetado para essas cargas.
Especificações de design
Cabos para serviço pesado vêm em tamanhos de calibre 12 e 14, mas a maioria dos cabos de calibre 12 são feitos para aparelhos de 220 volts, como secadores de roupas e fornos. Quanto menor o calibre, mais corrente um cabo pode transportar, então cabos leves são 18, cabos de peso médio são 16 e cabos pesados começam em 14. O calibre 14 é o tamanho certo para o seu computador, mas você também deve fazer certifique-se de que o plugue seja de três pinos e aterrado. Se você pretende usar o computador ao ar livre, seu cabo também deve ser bem isolado para protegê-lo dos elementos.
Canal
Conseguir o cabo certo é apenas metade da batalha; você também tem que usá-lo corretamente. Nunca passe cabos de extensão sob tapetes, carpetes ou móveis, pois ocultá-los aumenta o risco de incêndio. Você também deve passar seus cabos ao longo da parede para mantê-los fora do tráfego de pedestres. Se a colocação de um cordão aumentar o desgaste ou o risco de um acidente, como esticá-lo em uma porta ou na frente de uma mesa, você deve encontrar uma opção mais segura.
Uso adequado
Você pode evitar problemas elétricos aprendendo bons hábitos de segurança. Sempre empurre o plugue de um cabo de extensão totalmente para dentro da parede e nunca o puxe pelo cabo. Ao usar réguas de energia, use apenas uma com cada cabo de extensão. Encadeá-los em margarida pode sobrecarregar um cabo ou a tomada em que está conectado, e isso pode explodir um disjuntor ou iniciar um incêndio. Também é uma boa ideia desconectar os cabos de extensão todas as noites, pois eles não devem ser um substituto permanente para a fiação da parede.