Esteja você administrando um blog ou um site comercial, provavelmente já ouviu o termo "tráfego de referência" como algo que pode aumentar seus visitantes ou vendas. O tráfego de referência não é fácil de obter, mas se você conseguir, pode ajudá-lo a alcançar seus leitores ou metas de vendas. Você deve saber algumas coisas sobre o tráfego de referência se quiser aumentar o número de visitantes do seu site, blog ou loja online.
Definição
O tráfego de referência é usado para descrever os visitantes do seu site provenientes de links diretos em outros sites, e não diretamente ou de pesquisas. Por exemplo, outros sites que gostam do que você tem a dizer ou vender podem postar um link recomendando seu site. Você também pode tentar direcionar seu próprio tráfego de referência deixando links em outros blogs ou fóruns que você tenha participado. Os anúncios de pagamento por clique também contam como tráfego de referência.
Importância
O tráfego de referência aumenta o "page rank" do seu blog, o que o impulsiona nos resultados de pesquisa do Google. As classificações altas no Google são cobiçadas, pois estar listado na primeira página de uma pesquisa pode levar a muito mais cliques do que se seu site aparecesse na quarta ou quinta página de resultados de pesquisa. O tráfego de referência também é importante porque fornece uma fonte constante de tráfego fora dos resultados do mecanismo de pesquisa. O tráfego de referência direciona visitantes direcionados ao seu site, o que pode aumentar as receitas, pois é mais provável que eles adquiram uma assinatura ou comprem seu produto. Uma pessoa que encontra seu site aleatoriamente pode descobrir que não tem nada a ver com o que estava procurando.
Bom tráfego de referência
Algum tráfego de referência é bom, mas alguns são inúteis. Se os visitantes não estão se inscrevendo, comprando um produto ou fazendo visitas de retorno ao seu site, você está recebendo o tipo errado de tráfego. É uma boa ideia descobrir se você está recebendo o tipo certo de tráfego de referência, e uma boa maneira de fazer isso é usar uma ferramenta gratuita como o Google Analytics ou o Yahoo! Web Analytics. Essas ferramentas detalham exatamente quantos visitantes de retorno você está recebendo, quais páginas eles estão verificando, quanto tempo estão hospedados e de onde vieram. Isso pode fornecer pistas sobre quais páginas do seu site estão gerando visitas.
Aumento do tráfego de referência
Aumentar o tráfego de referência não é fácil, mas é possível com bastante esforço. Seu site deve ser original e fornecer informações sobre um novo produto ou serviço antes de todos os outros. Se você tem um blog, também pode escrever resenhas honestas de outros produtos e pedir um link ou escrever uma série de posts sobre um assunto específico. Você pode usar as mídias sociais a seu favor; por exemplo, o blog oficial do Typepad observa que adicionar um aplicativo "Curtir" do Facebook pode aumentar o tráfego de referência em 50%.