A inversão acidental dos fios dos alto-falantes pode acontecer quando os fios não estão devidamente rotulados quanto à polaridade. Essa ação é conhecida como tornar o alto-falante "fora de fase" e resulta em esquisitices de áudio. Embora isso não seja perigoso para um alto-falante ou amplificador, a alimentação adequada e a resposta do alto-falante não são possíveis com fios de alto-falante invertidos.
Sem graves
A resposta dos graves sempre sofre quando a polaridade é invertida. Os tons graves são gerados em parte pela pressurização do ar no espaço ao redor do alto-falante. Quando o sinal está fora de fase, o alto-falante de graves entra quando deveria sair. As notas do bumbo tornam-se praticamente inaudíveis, e a música perde sua musculatura e impacto no processo. Uma simples troca de fios no alto-falante ou amplificador pode remediar isso.
Imagens ruins
A imagem ocorre quando um par de alto-falantes "projeta" com sucesso uma representação audível dos instrumentos à sua frente. Quando um alto-falante é conectado fora de fase, essa informação fica fora de foco e sonoramente desorganizada. Isso é especialmente verdadeiro porque os outros drivers no gabinete do alto-falante são afetados. Frequências de médio alcance estão presentes nos drivers de baixo e tweeter. A fiação invertida faz com que as informações estéreo dinâmicas entrem em colapso, fazendo com que a música perca muito de seu impacto.
Agudos vagos
As altas frequências perdem o foco quando um alto-falante é mal conectado. Isso resulta em um agudo "arejado" que faz com que o palco sonoro soe maior (ainda que menos definido) entre os alto-falantes. Embora alguns desejem isso, é impreciso no sentido mais estrito. Lembre-se de que todos os drivers são afetados por isso, portanto, essa marca de resposta de alta frequência também vem com uma imagem ruim e uma penalidade de graves finos.
Cancelamento
Normalmente afetando um par de alto-falantes de graves próximos, o cancelamento ocorre quando a frequência de um alto-falante que está em fase compete destrutivamente com a mesma frequência de polaridade oposta - produzida por um alto-falante próximo. O resultado é que nenhum baixo é ouvido. Este é um erro comum em instalações de subwoofer automotivos, quando os dois alto-falantes estão a centímetros de distância no mesmo gabinete.