A tecnologia sem fio percorreu um longo caminho desde 1880, quando Alexander Graham Bell e Sumner Tainter inventaram o fotofone. O fotofone era um dispositivo de telefone sem fio antigo que transmitia som através de um feixe de luz. Ao contrário do fotofone, a tecnologia sem fio moderna depende do uso de sinais de radiofrequência. A tecnologia sem fio possibilita que consumidores em todo o mundo usem vários tipos de dispositivos.
Equipamento de Comunicação
O mundo moderno possui vários tipos de dispositivos sem fio que permitem que os humanos se comuniquem. O cantor do último show que você assistiu provavelmente cantou em um microfone sem fio. Seus filhos podem passar horas correndo brincando com walkie-talkies. Talvez o mais utilizado de todos os dispositivos de comunicação sem fio seja o telefone celular. É quase impossível ir a qualquer lugar nos Estados Unidos sem ver pelo menos uma pessoa usando um telefone celular. No entanto, a comunicação sem fio recebeu reconhecimento mundial pela primeira vez em 1949, quando Al Gross, o inventor do walkie-talkie, inventou o pager telefônico. Um pager de telefone possui um receptor sem fio interno que responde a determinados sinais. Quando uma pessoa disca o número do pager, quem estiver usando o pager ouve um som.
Periféricos de computador
Os computadores desempenham um papel importante na sociedade moderna. Você vê computadores em escolas, residências e estabelecimentos comerciais. Quando se trata de dispositivos sem fio, muitos deles se encaixam na categoria de periféricos de computador. Um periférico de computador é um dispositivo feito para um computador, mas não faz parte do computador. Uma impressora sem fio é um exemplo de periférico de computador sem fio. Funciona como uma impressora tradicional, exceto que você imprime sem precisar conectar fisicamente a impressora ao computador. Outros periféricos de computador sem fio incluem o teclado e o mouse sem fio.
Utensílios domésticos
Os dispositivos sem fio não são apenas para computadores e comunicações. Você provavelmente usa vários itens domésticos sem fio todos os dias. A maioria dos lares americanos tem pelo menos um controle remoto de televisão. Se você tiver um DVD player ou um decodificador de TV a cabo, eles geralmente também têm um controle remoto. Você pode até ter um abridor de porta de garagem remoto que, de acordo com a Montclair State University, é um dos dispositivos sem fio mais antigos em uso comum. Alguns pais também usam monitores de bebê sem fio, que possibilitam monitorar à distância a atividade no quarto de uma criança.
Preocupações de segurança
A tecnologia sem fio facilita a vida de várias maneiras. No entanto, também representa uma ameaça em algumas situações. De acordo com Internal Auditor, a tecnologia sem fio faz uso de um meio de transmissão. Qualquer pessoa com o dispositivo adequado pode interceptar informações que você considera privadas. Por exemplo, algumas residências têm redes sem fio que permitem que vários computadores compartilhem uma conexão com a Internet. Se a rede não for protegida por senha, qualquer computador dentro do alcance com conectividade sem fio poderá se conectar à sua rede.