Quando você instala o Ubuntu em seu computador, ele vem com um pacote de software de escritório de código aberto padrão. Nas versões mais antigas do Ubuntu, era o OpenOffice.org; em versões mais recentes no momento da publicação, é o LibreOffice. O LibreOffice possui recursos integrados que permitem importar arquivos PDF para um ambiente editável e salvá-los como .doc, bem como em outros formatos de arquivo.
Etapa 1
Inicie o LibreOffice. O LibreOffice é o ícone no dock que se parece com um papel com uma escrita azul e é instalado no dock por padrão na interface do Unity. Se você estiver usando a interface clássica do Ubuntu, clique no menu "Aplicativos", passe o mouse sobre o submenu "Office" e clique no aplicativo "Documentos do LibreOffice".
Etapa 2
Clique no menu "Arquivo", clique na opção "Abrir" ou pressione "Control" no teclado e segure-o até pressionar a tecla "O". Navegue pelas pastas do seu computador até encontrar o arquivo PDF que deseja converter em um arquivo DOC. Clique duas vezes no arquivo PDF para abri-lo.
Etapa 3
Permita que o LibreOffice converta o arquivo em um formato editável.
Etapa 4
Clique em “Arquivo” e “Salvar como”. Aparece a janela indicando a pasta padrão para salvar os arquivos. Faça os ajustes na pasta em que deseja salvar o arquivo e escolha o tipo de arquivo .doc no menu suspenso. Pressione o botão "Salvar".
Dica
Se você estiver executando uma versão mais antiga do Ubuntu com o OpenOffice.org instalado como padrão, baixe a extensão Oracle PDF que permite importar arquivos PDF da mesma maneira que o LibreOffice. Clique no menu "Ferramentas" e abra o "Extension Manager" para baixar a extensão PDF da Oracle. Você também pode baixá-lo diretamente do site da Oracle (consulte Recursos).