Fotografar uma tela de computador às vezes pode ser um problema devido aos prováveis problemas de cintilação que aparecem na filmagem da tela. Este problema é mais prevalente ao filmar um computador antigo ou tela de TV, particularmente aqueles que usam o tubo de raios catódicos, ou CRT, uma tecnologia mais antiga que utiliza um tubo de vácuo com uma pistola de elétrons e uma tela fluorescente. Este tipo de monitor produz imagens através da emissão de luz da tela fluorescente. Para monitores LCD modernos, isso não é mais um problema; isso torna a filmagem de uma tela de computador muito fácil.
Etapa 1
Acesse o "Painel de Controle" do seu computador. Vá para as "Configurações de exibição", depois para "Avançado" e depois "Monitor". Altere a taxa de atualização do seu monitor para 60Hz. Essa taxa de atualização é baseada na corrente elétrica usada, nas preferências do usuário e na configuração mais específica do computador real. Como um guia geral, quanto maior a taxa de atualização, mais rápida será a velocidade da cintilação vista na filmagem.
Etapa 2
Configure sua câmera para uma sessão de teste. Veja se a cintilação já está minimizada a um grau aceitável. Devido a diferenças técnicas entre a câmera e o monitor CRT, é impossível remover completamente a cintilação. No entanto, você pode minimizar seu efeito na filmagem que está gravando.
Etapa 3
Experimente qual taxa de atualização no seu monitor funciona melhor ao filmar. Retorne ao “Painel de Controle” do seu computador até chegar ao menu “Monitor”. Altere a taxa de atualização do seu monitor para 90Hz e depois para 120Hz. Veja qual funciona melhor fazendo sessões de teste para cada configuração. A idéia básica é configurar o monitor para ter uma taxa de atualização menor que seja um múltiplo da taxa de quadros da câmera.
Como guia técnico, as câmeras de baixo custo normalmente têm uma taxa de quadros de 30 fps (quadros por segundo). Isso é arredondado a partir da figura exata 29,98. Algumas câmeras low-end, mid-range e todas as high-end oferecem uma taxa de quadros de 24 fps, que é arredondada de 23,98. Algumas câmeras de gama média e alta também oferecem uma opção de taxa de quadros de 60, que é arredondada de 59,94. Os números arredondados são usados porque as opções de taxa de quadros de uma tela de computador estão sempre disponíveis apenas como números inteiros. Isso significa que uma taxa de quadros da câmera de 30fps provavelmente funcionaria melhor com uma taxa de atualização do computador de 60Hz ou 90Hz. Por outro lado, uma taxa de quadros da câmera de 24fps ou 60fps provavelmente funcionaria bem com uma taxa de atualização do computador de 120Hz.
Dica
Se a sua câmera tiver um recurso de estabilização de imagem ou de ajuste manual da velocidade do obturador, o uso de qualquer um ou ambos pode reduzir drasticamente a presença de cintilação ao filmar uma tela de computador CRT. No entanto, devido às diferenças numéricas entre as taxas de quadros usadas pela câmera e as taxas de atualização usadas pela tela do computador, espere que uma leve oscilação ainda seja perceptível nas melhores configurações.
Outra opção é usar um laptop ou um monitor LCD para a filmagem da tela do computador, pois, diferentemente dos monitores CRT, esses monitores não apresentam nenhum problema de flicker.