Configure seu sistema CentOS para que seus aplicativos Java saibam exatamente onde encontrar os arquivos executáveis e as bibliotecas de que precisam para executar. Se você tiver privilégios de administrador ou root, defina a variável $JAVA_HOME para o local do diretório do Java para todos os usuários em todo o sistema. Se você precisar apenas definir o caminho para suas sessões de usuário não raiz, adicione as informações do caminho ao seu perfil de shell Bash pessoal.
Definir JAVA_HOME em todo o sistema
Etapa 1
Inicie uma sessão de terminal raiz e altere os diretórios para a pasta /usr/lib/jvm. Se preferir, você também pode fazer login no seu sistema como root.
Etapa 2
Exiba o conteúdo da pasta digitando o seguinte comando no prompt do shell Bash e pressionando "Enter:"
ls -l
A lista mostrará vários links simbólicos e uma única pasta que contém seus arquivos de pacote Java. A pasta Java instalada nos sistemas CentOS 7 pode ter um nome semelhante ao seguinte:
java-1.7.0-openjdk-1.7.0.65-2.5.1.2.el7_0.x86_64
O caminho completo para esta pasta, no entanto, será:
/usr/lib/jvm/java-1.7.0-openjdk-1.7.0.65-2.5.1.2.el7_0.x86_64
Etapa 3
Digite o comando Bash shell Export que irá definir a variável $ JAVA_HOME para o caminho completo da pasta Java e pressione “Enter”. Seu comando deve se parecer com o seguinte:
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-1.7.0-openjdk-1.7.0.65-2.5.1.2.el7_0.x86_64
Se você digitar "echo $JAVA_HOME" (sem as aspas) na linha de comando e pressionar "Enter", o shell exibirá o caminho JAVA_HOME. A alteração do caminho será perdida quando você reinicializar, a menos que você adicione a alteração ao perfil do sistema localizado na pasta /etc.
Etapa 4
Mude os diretórios para /etc e abra o arquivo de texto "profile" usando um editor como Vi, Emacs ou Nano. O arquivo de texto do perfil contém comandos, parâmetros e variáveis do shell bash em todo o sistema disponíveis para todos os usuários.
Etapa 5
Role até uma linha em branco perto da parte inferior do arquivo, digite o mesmo comando Export que você digitou no prompt do shell, salve o arquivo e saia do editor. Quando você ou outro usuário fizer login em uma sessão do CentOS, a variável JAVA_HOME será definida.
JAVA_HOME para usuários únicos
Etapa 1
Inicie o gerenciador de arquivos e navegue até a pasta /usr/lib/jvm. O gerenciador de arquivos deve exibir os ícones de uma pasta e vários links simbólicos.
Etapa 2
Selecione a pasta e pressione "Ctrl-C" para copiá-la para a área de transferência. Um item que a área de transferência conterá é o caminho completo do diretório para a pasta Java.
Etapa 3
Como um usuário normal, não root, inicie o Gedit e abra o arquivo de texto ".bash_profile" localizado em sua pasta Home. As configurações incluídas no .bash_profile são definidas sempre que você efetua login em seu sistema.
Etapa 4
Clique em uma linha em branco perto da parte inferior do arquivo e pressione "Ctrl-V" para colar o caminho completo da pasta Java. A linha colada deve se parecer com o seguinte:
file:///usr/lib/jvm/java-1.7.0-openjdk-1.7.0.65-2.5.1.2.el7_0.x86_64
Para colocar o caminho em um formato que você pode usar, no entanto, exclua a seção "file://". O resultado deve ser semelhante ao seguinte
/usr/lib/jvm/java-1.7.0-openjdk-1.7.0.65-2.5.1.2.el7_0.x86_64
Etapa 5
Adicione o comando Bash shell export a esta linha que atribui o caminho para $JAVA_HOME, salve suas alterações e saia do Gedit. O comando de caminho final em seu .bash_profile deve se parecer com a seguinte linha:
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-1.7.0-openjdk-1.7.0.65-2.5.1.2.el7_0.x86_64
Etapa 6
Saia da sua sessão do CentOS e, em seguida, faça logon novamente, defina a variável $JAVA_HOME para o local atual do Java.
Dica
Edite seus arquivos .bash_profile ou /etc/profile sempre que o pacote Java do seu sistema for atualizado. Execute o seguinte comando em um prompt de terminal de usuário root ou normal para comparar a versão atual do Java com a versão referenciada pela variável $JAVA_HOME.
java -versão
Aviso
As informações neste artigo se aplicam ao CentOS 7 e ao CentOS 6.5. Os procedimentos podem variar ligeiramente ou significativamente com outras versões do CentOS.