Uma ponte de rede, também conhecida como ponte Ethernet, conecta dois segmentos de uma rede. Os segmentos não são entidades independentes, mas pertencem e são administrados pela mesma organização. O objetivo da ponte é dividir uma rede em seções gerenciáveis.
Colisão
Uma rede conecta vários computadores com um cabo. Os dados passados pelo cabo são um pulso eletrônico que percorre o comprimento do fio. Mais de uma mensagem pulsando no cabo se fundiria e interferiria uma na outra. Apenas um dispositivo pode transmitir de cada vez. Se uma rede conecta um grande número de computadores, cada um teria que esperar muito tempo para obter uma vez de aplicar os dados à linha. A principal razão para segmentar redes é reduzir o número de dispositivos conectados ao mesmo fio e, assim, reduzir o tempo de espera para transmissão. Uma ponte de rede une esses segmentos.
Instalação
As pontes operam com endereços MAC. Ao ser apresentada a uma rede, a ponte aprende os endereços MAC dos dispositivos em cada segmento ao qual se conecta. Em seguida, ele mantém uma tabela desses locais. O endereço MAC é o endereço físico de um computador e está codificado no adaptador de rede do computador.
Operação
Uma vez que a ponte tenha compilado sua tabela de filtragem, ela opera escutando os pacotes de dados que viajam em cada segmento. Se receber um pacote de dados em que os endereços de origem e destino estejam no mesmo segmento, ele o ignorará. Isso é chamado de “filtragem.” Se a origem e o destino do pacote estiverem em segmentos diferentes, ele passará o pacote para o segmento que contém o computador de destino.
Comentários
Os administradores de rede geralmente colocam duas pontes entre os segmentos para se proteger contra falhas de hardware. Isso causa um problema durante a fase de aprendizado, pois cada ponte de rede reconhece a outra como um caminho para um endereço. Os dois acabam passando os dados para frente e para trás. Isso é chamado de loop de ponte. O Spanning Tree Protocol resolve esse problema marcando uma como ponte primária e a outra como reserva.
Pontes sem fio
A ponte também pode conectar redes sem fio e com fio. Uma ponte Ethernet sem fio é um dispositivo para permitir que equipamentos não sem fio se conectem a redes Wi-Fi. Na verdade, este é um adaptador de rede sem fio externo. No entanto, é comercializado sob o termo "ponte".