O reprodutor de mídia VLC inclui opções de cache de arquivo e buffer de fluxo para permitir controle refinado sobre a reprodução de vídeo em máquinas com recursos limitados do sistema. Se você usar o VLC para transmitir vídeo em rede, poderá definir o tamanho do buffer por fluxo ou permanente. Para reprodução de arquivo local, você pode aumentar ou diminuir o tamanho do cache do arquivo para limitar a quantidade de memória que o VLC usa ou a frequência com que ele acessa o disco. Para sistemas com pouca memória, uma configuração de cache baixo disponibiliza mais recursos para o sistema operacional.
Alterar permanentemente o buffer de streaming
Etapa 1
Clique em “Ferramentas” e selecione “Preferências”. No canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Preferências, selecione o botão "Todos" em "Mostrar configurações" para exibir as configurações avançadas.
Etapa 2
Selecione "Saída de fluxo" no menu da barra lateral. A configuração que afeta o tamanho do buffer é rotulada como "Cache do Muxer de Saída de Fluxo".
Etapa 3
Insira um novo valor em milissegundos no campo Muxer Caching. Como essa configuração requer um valor em milissegundos, a quantidade de memória usada varia de acordo com a qualidade do streaming de vídeo. Se você tiver muita RAM, mas uma conexão de rede lenta, uma configuração alta, como 2.000 ms a 3.000 ms, é segura. Você pode precisar experimentar para encontrar a configuração certa para sua máquina.
Alterar o buffer para streams individuais
Etapa 1
Pressione "Ctrl-N" para abrir um novo fluxo de rede e digite um URL no campo de endereço. O VLC suporta os protocolos HTTP, FTP, MMS, UDP e RTSP, e você deve inserir a URL completa no campo de endereço.
Etapa 2
Selecione "Mostrar mais opções" para exibir as configurações avançadas do fluxo de rede atual. A opção Cache controla o tamanho do buffer de streaming.
Etapa 3
Digite um valor em milissegundos no campo Caching e clique em “Play”. Dependendo da configuração do cache, o vídeo pode levar alguns segundos para iniciar a transmissão.
Alterar o buffer para arquivos locais
Etapa 1
Clique em “Ferramentas” e selecione “Preferências”. No canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Preferências, selecione o botão "Todos" em "Mostrar configurações" para exibir as configurações avançadas.
Etapa 2
Selecione "Entrada / Codecs" no menu da barra lateral e role até a seção Avançado no painel Entrada / Codecs.
Etapa 3
Insira um novo valor no campo Cache de Arquivos. A configuração padrão é 300 ms, o que resulta no acesso do VLC ao seu disco três vezes por segundo. Se a reprodução de vídeo falhar em sua máquina, aumentar essa configuração pode torná-la mais suave. No entanto, dependendo dos recursos de RAM e CPU, pode ser necessário experimentar para encontrar a configuração correta.
Aviso
As informações neste artigo se aplicam ao VLC 2.1.5. Pode variar ligeiramente ou significativamente com outras versões.