Os identificadores de objetos digitais, conhecidos como DOIs, oferecem uma maneira única de identificar um objeto digital, como uma página da Web, um artigo de jornal on-line ou um arquivo da Web. Um objeto digital tem o mesmo DOI para sua existência, mesmo que se mova de um banco de dados web para outro, ou modifique sua forma. Para trabalhar com DOIs, você precisará obter um link DOI ou transformar o número exclusivo que identificou o objeto em uma URL acessível por meio de navegadores de Internet. Nem todas as informações na Internet têm DOIs, mas muitas têm.
Etapa 1
Procure um número DOI em seu documento. A maioria dos periódicos e páginas da Web denotam o número DOI como "DOI:xxxx", onde o "x" representa números ou letras únicos que compõem o DOI. O DOI pode estar na parte inferior da página da Web, no resumo ou na citação do artigo.
Etapa 2
Use o "Free DOI Lookup" do CrossRef para recuperar um DOI se você não tiver a página à sua frente (crossref.org). Digite o nome do artigo e o nome do autor para encontrar DOIs correspondentes. Se você conhece a revista que publica o artigo, insira-a também. Pressione "Pesquisar" para encontrar artigos correspondentes e obter seus números DOI. Como alternativa, se você tiver uma citação e quiser localizar um DOI, copie e cole a citação diretamente na caixa de texto "Parsing automático de uma referência formatada" do CrossRef. Em seguida, pressione "Pesquisar" para obter um DOI de uma referência.
Etapa 3
Copie o número DOI depois de tê-lo, se você o recuperou do artigo ou do CrossRef.
Etapa 4
Adicione o seguinte URL como prefixo ao DOI para criar um link DOI:http://dx.doi.org/
Por exemplo, se você tivesse um DOI que fosse "123a", o link do DOI seria "http://dx.doi.org/123a".
Etapa 5
Digite o link do DOI na barra de pesquisa do seu navegador para visitar o DOI usando o link.