O disco rígido de 2,5 polegadas, mais comumente encontrado em laptops, foi introduzido pela primeira vez em 1988 pela Prairie Tek. Essa primeira unidade continha apenas 20 MB de dados. Hoje, as unidades serial-ATA (SATA) de 2,5 polegadas estão disponíveis em capacidades de até 1 TB. Mas muitas pessoas não sabem que as unidades de 2,5 polegadas não têm, na verdade, 2,5 polegadas de largura.
Dimensões reais
Um disco rígido SATA de 2,5 polegadas na verdade mede 2,7 polegadas de largura, 0,37 polegadas de altura e 3,96 polegadas de comprimento. De acordo com o The Tech Report, a designação de 2,5 polegadas na verdade se refere ao tamanho de um prato típico de unidade de laptop, o disco dentro da caixa em que os dados são gravados. A unidade média de 2,5 polegadas pesa um pouco mais de 4 onças.
Comparação com unidades de desktop
O formato compacto da unidade SATA de 2,5 polegadas pode ser melhor apreciado quando comparado com um disco rígido de desktop padrão de 3,5 polegadas, que mede 4 polegadas de largura, 1,03 polegadas de altura e 5,79 polegadas de comprimento. Ao comparar o volume total, a unidade de 2,5 polegadas tem aproximadamente um sexto do tamanho da unidade de desktop.
Vantagens do tamanho menor
O tamanho relativamente pequeno do drive SATA de 2,5 polegadas levou os designers de produtos a encontrar usos além do laptop. Por exemplo, drives de 2,5 polegadas são comumente encontrados em drives de armazenamento de backup portáteis, Xbox 360 e PlayStation 3. Eles estão começando a substituir drives de 3,5 polegadas em aplicativos de armazenamento corporativo.
Semelhanças com unidades maiores
Embora as unidades de 2,5 polegadas sejam muito menores que as de 3,5 polegadas, elas compartilham várias semelhanças. Por exemplo, a unidade SATA de 2,5 polegadas usa as mesmas conexões de energia e dados que a unidade maior. A construção básica também é semelhante. Ambas as unidades de tamanho usam uma série de pratos internos para armazenar dados, um cabeçote de leitura/gravação móvel para ler e gravar dados e dois motores internos para girar os pratos e mover o cabeçote de leitura/gravação.