As funções CountIf e CountIfs do Excel 2013 tabulam o número de registros que atendem aos critérios definidos. Ambas as funções funcionam de maneira semelhante, mas a função CountIfs mais robusta oferece suporte a vários intervalos e critérios. Por exemplo, se você quiser contar o número de vezes que as vendas excederam US$ 100 em um determinado período de tempo, você pode usar a função CountIf simples. No entanto, se você quiser contar o número de vezes que um funcionário específico produziu uma venda que ultrapassou $ 100, você precisará da função CountIfs.
Usando a função CountIf
Etapa 1
Insira esta fórmula em uma célula em branco:=CountIf(range,criteria)
Etapa 2
Altere o valor de "intervalo" para corresponder aos dados que você deseja avaliar. Por exemplo, para verificar os números de vendas de C1 a C99, insira "C1:C99" no lugar de "intervalo". Para fazer referência a um intervalo em uma planilha diferente, use "SheetName!C1:C99" em vez disso. Inserir "[WorkbookName]SheetName!C1:99" faz referência a um intervalo em uma pasta de trabalho diferente.
Etapa 3
Substitua "critérios" pela avaliação. Esteja você trabalhando com números ou texto, os critérios, incluindo o operador e o valor, devem estar entre aspas. Se a avaliação for uma simples comparação de "igual", você pode omitir o sinal de igual. No exemplo anterior, para procurar vendas superiores a US$ 100, altere a fórmula para:=CountIf(C1:C99,">100")
Usando a função CountIfs
Etapa 1
Insira a mesma fórmula inicial usada no exemplo CountIf, mas use "CountIfs". Na ausência de critérios adicionais, a função CountIfs funciona exatamente como a função CountIf e produz os mesmos resultados, portanto, a fórmula a seguir é perfeitamente válida:=CountIfs(C1:C99,">100")
Etapa 2
Adicione uma vírgula antes do parêntese de fechamento e insira o intervalo dos critérios secundários. No exemplo, se você também quiser verificar o nome do funcionário na coluna A, anexe a fórmula (lembrando que ainda está incompleta) como:=CountIfs(C1:C99,">100",A1:A99) O segundo intervalo deve contêm o mesmo número de linhas e colunas que o primeiro intervalo, mas não precisam estar em colunas adjacentes ou começar no mesmo número de linha.
Etapa 3
Adicione uma vírgula após o segundo intervalo e insira novos critérios. No exemplo, para verificar se o nome do funcionário é "Doe, John", altere a fórmula para:=CountIfs(C1:C99,">100",A1:A99,"Doe, John")
Essa fórmula só incrementa o contador quando o registro da coluna C é maior que 100 e o registro da coluna A é igual a "Doe, John". Quando dois intervalos são incluídos, o Excel não compara necessariamente os dados no mesmo número de linha; mas sim compara registros relativos. Por exemplo, se o segundo intervalo foi "A11:A109", o Excel primeiro verifica se C1 é maior que 100 e, em seguida, se A11 é igual a "Doe, John". O Excel então verifica C2 e A12 e assim por diante.
Etapa 4
Adicione mais intervalos e critérios até que todas as suas condições sejam atendidas. Ao contrário da restrição da função CountIf de uma única comparação, a função CountIfs suporta até 127 pares de intervalos e critérios.
Dica
Ambas as funções suportam caracteres curinga, como um ponto de interrogação ou asterisco, para corresponder a um único caractere ou vários caracteres, respectivamente. Por exemplo, um critério de "r?n" corresponde a "correr" ou "correr", mas não a "chuva". Um critério de "r*n" corresponde a "rn", "correr", "correr" ou "chuva". Se você precisar corresponder a um ponto de interrogação ou asterisco real, coloque um til na frente do ponto, como "você tem certeza ~?" para corresponder ao texto seguido apenas por um ponto de interrogação.