Pseudocódigo é um conjunto de instruções sequenciais escritas em linguagem humana, geralmente numeradas, que são usadas para descrever as ações que um programa executará quando for codificado em uma linguagem de programação. A palavra "pseudo" significa "falso", então "pseudocódigo" significa "código falso". O algoritmo no pseudocódigo ajuda programadores ou não programadores a determinar as ações passo a passo que um programa deve executar para concluir uma ação necessária ou desejada.
Vantagens do pseudocódigo
As linguagens de programação são difíceis de ler para a maioria das pessoas, mas o pseudocódigo permite que não programadores, como analistas de negócios, revisem as etapas para confirmar que o código proposto corresponde às especificações de codificação. Ao escrever o código em linguagem humana primeiro, o programador se protege contra deixar de fora um passo importante. Alguns programadores escrevem pseudocódigo em um documento separado, enquanto outros escrevem diretamente na linguagem de programação usando comentários antes do código real. Isso fornece uma referência útil durante a codificação.
Desvantagens do pseudocódigo
Embora o pseudocódigo seja fácil de ler, ele não fornece um mapa tão bom para o programador quanto um fluxograma. Não inclui a lógica completa do código proposto. Um fluxograma inclui estruturas de decisão e estruturas de loop no código, com indicações do próximo passo, dependendo da resposta ao passo anterior. Como é básico por natureza, o pseudocódigo às vezes faz com que não-programadores entendam mal a complexidade de um projeto de codificação. A falta de padrões é provavelmente a principal desvantagem do pseudocódigo. O pseudocódigo é por natureza não estruturado, então o leitor pode não conseguir ver a lógica em uma etapa.
Quem pode escrever pseudocódigo?
Qualquer pessoa lógica pode escrever pseudocódigo, mesmo sem habilidades de codificação. No entanto, requer um processo de pensamento detalhado e compreensão completa da tarefa. Pense em como você realiza tarefas simples, como dirigir até o parque. Se você escrever "entre no carro, dirija para estacionar, pare", seu pseudocódigo está incompleto. O pseudocódigo deve levar em conta cada ação e decisão. Por exemplo, você deve descrever qual dos seus carros dirigir, como chegar à garagem e entrar no veículo e as etapas específicas para ligar o carro e operar o veículo. Além disso, o pseudocódigo deve especificar se você dirige para frente ou para trás e descreve a distância, partidas, paradas e curvas. Na chegada, o pseudocódigo indica onde estacionar. Cada passo deve ser escrito no pseudocódigo.
Projetos de pseudocódigo
Quase qualquer tarefa de programação com qualquer linguagem de programação pode ser simplificada usando pseudocódigo. Ele funciona tão bem para HTML e JavaScript para design da Web quanto para um procedimento bancário COBOL ou uma ação de jogo JAVA. No entanto, as etapas precisam ser revisadas pelo programador e pelo analista em conjunto para garantir que atendam às especificações do programa.