Os computadores são uma parte central da vida cotidiana. As pessoas os usam para manter registros, comprar itens, equilibrar talões de cheques e encontrar entretenimento. Os computadores tornam a vida mais fácil com sua capacidade de encontrar informações rapidamente. As comunicações para uso pessoal e comercial são mais rápidas e eficientes do que nunca, e com todos os aspectos positivos do uso do computador vêm os negativos. O uso indevido de tecnologia de computador é uma atividade desviante com possíveis ramificações legais para os perpetradores.
Carreira e Redes Sociais
Sites de redes de carreira permitem que os profissionais publiquem perfis descrevendo sua experiência de trabalho e posição atual. O uso de sites de redes de carreira incentiva a comunicação entre profissionais da mesma indústria e de setores relacionados. Os departamentos de recursos humanos usam esses sites para recrutar novos funcionários. Sites de redes sociais são voltados para a vida social de uma pessoa. Esses sites facilitam o contato com amigos e familiares que se mudam. Os usuários podem postar fotos, vídeos e alguns sites até permitem blogs. Muitas pessoas usam sites de redes sociais populares como o Facebook para promover seu próprio negócio.
Entretenimento
Os computadores são veículos para muitas formas de entretenimento. A Internet apresenta filmes, videogames e música e todos estão disponíveis para download. Na ausência da Internet, os jogos podem ser adquiridos em lojas de varejo e instalados no computador. Os filmes podem ser vistos a partir de um computador que tenha o software adequado e os sites de jogos online permitem que os usuários joguem com outros membros globalmente. Alguns sites permitem que os membros enviem vídeos de situações e eventos engraçados.
Cibercrime
Os crimes de colarinho branco podem envolver o uso indevido de computadores. Crimes econômicos de colarinho branco incluem peculato, fraude, extorsão e lavagem de dinheiro. O crime de colarinho branco aumentou com a facilidade de realizar transações comerciais fraudulentas nas grandes distâncias que os computadores fornecem. Outros usuários de computador, chamados hackers, criam e espalham vírus pela Internet que travam sistemas e roubam informações pessoais. A conta bancária e os históricos de crédito ficam comprometidos com o uso dessas informações.
Cyberbullying
Cyberbullying é o ato de um menor de direcionar agressões verbais e/ou ameaças de morte a outro menor. Cyberbullying-by-proxy é o ato de um menor ajudar outro com o bullying de um alvo. O cyberbullying tem ramificações legais e, dependendo da idade da criança, ela será acusada de contravenção ou ato de delinquência juvenil. Acusações estaduais e federais mais sérias resultarão se suas ações incluirem hackear ou roubar informações pessoais. As escolas implementaram recentemente programas para ensinar aos alunos os efeitos e perigos do cyberbullying.