A fibra óptica é um tipo específico de cabo usado para diferentes tipos de telecomunicações, enquanto T1 denota um sistema de portadora ou esquema de sinalização, que não se limita a um tipo específico de cabo, mas geralmente é definido pela velocidade de que é capaz. Os cabos de fibra óptica podem transportar o esquema de sinalização T1, mas os dois diferem em muitos aspectos e têm pouco em comum.
Velocidades
Ao considerar diferentes esquemas de hardware e operadora de telecomunicações, a métrica de comparação mais importante é a velocidade. As linhas T1 são definidas por sua velocidade, que é, idealmente, em torno de 1.544 megabits por segundo de transmissão e recepção de dados. A fibra ótica, por outro lado, é capaz de velocidades significativamente mais rápidas, e os pesquisadores usaram cabeamento de fibra ótica junto com outro hardware para enviar dados a velocidades acima de 100 Petabit/s, o que equivale a 100 milhões de Gigabits/s.
Materiais
Os cabos de fibra óptica funcionam enviando luz entre as duas extremidades do cabo de fibra óptica. A sílica e outros materiais vítreos são usados para formar o núcleo do cabo, responsável pela transmissão da luz, e esse material interno é cercado por um revestimento, cuja finalidade é conter o sinal para o núcleo vítreo. T1, por ser um esquema de sinalização, não possui propriedades físicas. Pode ser usado em muitos tipos diferentes de cabos, incluindo fibra ótica.
Usos comuns
O esquema de sinalização T1 é uma forma muito popular de telecomunicações com várias aplicações diferentes, incluindo Internet e linhas telefônicas. A fibra óptica tem muitos usos diferentes, mas no que diz respeito às telecomunicações, geralmente é usado como cabo de backbone devido às altas velocidades de que é capaz e porque o sinal se degrada muito mais lentamente do que nos cabos eletrônicos. Portanto, é ideal para uso em longas distâncias, como cabeamento transoceânico.
O futuro
À medida que as tecnologias melhoram e a largura de banda aumenta, e porque o esquema de sinalização T1 é limitado a uma certa largura de banda, ele provavelmente será usado cada vez menos, especialmente para aplicações de dados. Os cabos de fibra óptica, no entanto, são capazes de velocidades extremamente altas e estão destinados a se tornar mais populares por causa disso. Em março de 2011, o Google declarou Kansas City o vencedor de um concurso para conectar uma cidade inteira com cabos de fibra óptica. Acredita-se que o projeto seja, em parte, uma maneira de estimular os ISPs a começarem a conectar os clientes via cabo de fibra óptica.