Cada dispositivo de armazenamento do computador é dividido em partições não sobrepostas. Diferentes partições podem conter dados, ou código, para sistemas operacionais totalmente separados no mesmo computador. O computador mantém dados persistentes sobre as características de todas as partições (por exemplo, seus endereços inicial e final) em uma parte especial e reservada de cada dispositivo de armazenamento. Esses dados incluem o sinalizador "inicializável"; uma partição precisa ter esse sinalizador definido para estar ativo, ou seja, para que seu conteúdo seja inicializável. Você pode definir uma partição como ativa usando comandos integrados do Linux.
Etapa 1
Faça login no computador Linux.
Etapa 2
Inicie um shell de comando clicando no ícone "Terminal" na área de trabalho gráfica.
Etapa 3
Eleve os privilégios do shell. A maneira específica de realizar esta etapa depende da distribuição Linux. Por exemplo, para o Ubuntu, digite o seguinte comando no shell:
sudo -i
Pressione Enter." O Linux solicitará sua senha; entre nele.
Etapa 4
Digite o seguinte comando no shell:
fdisk /dev/hdb
Substitua "/dev/hdb" pelo nome Linux do dispositivo onde a partição está contida.
Etapa 5
Digite “a” no prompt “fdisk” ativo e pressione “Enter”. O fdisk solicitará o número da partição cujo sinalizador inicializável você deseja definir; digite-o e pressione "Enter".
Etapa 6
Digite “w” e pressione “Enter”. O fdisk salvará sua modificação na tabela de partições e sairá. Nesse ponto, sua partição será marcada como ativa.