>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Quais são as diferenças entre o acesso lógico e físico ao computador?


Na computação, o acesso físico descreve qualquer momento em que um usuário pode acessar o hardware de um computador. Por outro lado, o acesso lógico refere-se a qualquer outro tipo de uso do computador, onde um usuário se conecta a um sistema de computador sem estar na mesma sala que a máquina. Embora os dois tipos de acesso ofereçam alguns dos mesmos recursos, especialmente no caso de software de controle remoto, o acesso físico concede ao usuário muito mais controle sobre um sistema, tornando-o um risco potencial de segurança.

Entendendo o acesso físico


A maioria das interações com computadores pessoais ocorre por meio de acesso físico. Toda vez que você usa seu desktop ou laptop doméstico, você o faz fisicamente - ligando-o com o botão liga / desliga, digitando no teclado e assim por diante. Além do uso regular do computador, o acesso físico inclui a capacidade de abrir a máquina e remover ou substituir componentes de hardware.

Tipos de acesso lógico


Qualquer interação não física com um computador se enquadra na categoria de acesso lógico. Muitas empresas usam controles de acesso lógico, como senhas ou biometria, para dar aos funcionários acesso a recursos específicos em redes corporativas sem conceder a todos o controle total. As pessoas também utilizam o acesso lógico a computadores diariamente em suas vidas pessoais sempre que visitam um site, pois os navegadores da Web permitem que os usuários acessem arquivos e programas armazenados em servidores remotos. O acesso lógico varia desde esse tipo de interação limitada até acesso quase completo por meio de software de controle remoto.

Software de controle remoto


Programas como o Remote Desktop Connection do Windows, bem como alternativas comerciais, incluindo TeamViewer, GoToMyPC e LogMeIn, fornecem um tipo de acesso lógico aos computadores que imita o acesso físico. Ao contrário do login em um site, esses programas permitem que um usuário remoto interaja com um PC como se estivesse sentado na frente de seu monitor e teclado. Alguns programas de controle remoto também incluem recursos como transferências de arquivos e ferramentas de apresentação. Embora esses programas tenham recursos de segurança, como senhas e restrições, você só deve permitir que pessoas em quem você confia se conectem à sua máquina por meio de acesso remoto - um usuário mal-intencionado pode danificar rapidamente um sistema quando recebe controle remoto sobre ele.

Preocupações de segurança


Os hackers podem invadir um sistema por meio de acesso lógico. Por exemplo, um vírus espalhado por um anexo de e-mail pode conceder ao seu criador a capacidade de se conectar a computadores infectados, roubando ou apagando seus dados. O acesso físico, no entanto, representa um risco de segurança muito maior. Com acesso físico e a experiência certa, alguém pode ignorar completamente os sistemas de segurança em um computador, como usar um disco de instalação do sistema para redefinir a senha ou anexar um keylogger. O acesso direto a um computador também possibilita que um ladrão de dados simplesmente roube o disco rígido. Você não precisa considerar o acesso físico ao computador como um perigo universalmente - é uma necessidade para a maioria dos computadores pessoais - mas você deve restringir o acesso a pessoas em quem confia.