Um computador mainframe é uma versão ampliada de um computador comum com maior desempenho e poder de processamento. Geralmente são muito grandes e atendem vários usuários simultaneamente, sendo mais específicos para ambientes corporativos. Não há uma linha clara entre quais aspectos dos computadores mainframe podem ser considerados uma vantagem e quais são uma desvantagem, pois os cenários de uso podem variar de uma empresa para outra. No entanto, alguns fatos podem ajudá-lo a tirar as conclusões para suas necessidades de uso.
Instalação
O tamanho físico e os componentes de hardware de um computador mainframe são diferentes dos de um computador comum, tornando os mainframes mais complicados de configurar. Os computadores mainframe também precisam de sistemas operacionais e softwares especiais para aproveitar ao máximo seu hardware, o que complica ainda mais o processo de instalação. Além disso, um mainframe é acessado por meio de um terminal, e a instalação e configuração de cada terminal pode levar tempo e dinheiro.
Custos
Uma das desvantagens mais notáveis de um computador mainframe é seu custo, que é significativamente maior do que o custo de um computador comum. No entanto, a implementação de um computador mainframe que faça o trabalho de vários outros computadores pode revelar-se uma solução mais lucrativa ao longo do tempo em termos de capacidade de atualização, pois menos componentes precisarão ser substituídos ou atualizados para melhorar o desempenho do mainframe e, portanto, a experiência de cada usuário, ao contrário de uma rede de computadores onde cada computador precisa ser atualizado individualmente.
Estabilidade
Uma grande vantagem dos mainframes é que eles são muito estáveis em comparação com outros tipos de computadores. Isso é especialmente útil em um ambiente de uso em que o tempo de atividade é muito importante. Um problema de hardware, no entanto, afetará todos os usuários que trabalham com esse mainframe e pode paralisar todos os usuários.
Usos
Você pode usar um mainframe de várias maneiras. Os usuários se conectam a um mainframe com um terminal que possui tela e teclado, mas normalmente nenhum dispositivo de processamento, contando com o mainframe para realizar suas tarefas. No entanto, você pode usar um computador comum como terminal, o que dá aos usuários a capacidade de processar tarefas menores no computador e usar o mainframe para tarefas mais complexas, equilibrando seu uso e aumentando o número de usuários que podem se beneficiar de seu maior poder de processamento .