Um endereço IP geralmente vem com um número chamado máscara de sub-rede, que determina a sub-rede da qual o host faz parte. Essa sub-rede permite que os administradores dividam sua rede privada em segmentos virtualmente definidos. As sub-redes oferecem muitos benefícios para administradores de rede e, em última análise, usuários, tornando a administração e o roteamento mais eficientes.
Evita transmissões desnecessárias
Os computadores conectados a uma rede enviam regularmente informações para qualquer computador que esteja em sua rede, o que é conhecido como transmissão. As transmissões são causadas por vírus e malware, bem como por muitos programas legítimos. Em redes menores (por exemplo, menos de 50 pessoas), isso pode não representar um problema, mas organizações com centenas ou milhares de usuários podem rapidamente perceber que sua rede está lenta.
As transmissões, no entanto, não são encaminhadas além da sub-rede de um usuário. Ao dividir um espaço de endereço IP maior em sub-redes menores, você pode impedir que as transmissões afetem toda a rede física e restringi-las às sub-redes individuais.
Aumenta as opções de segurança
A maioria dos dispositivos de segurança de rede funciona avaliando o tráfego entre as redes. Ao colocar recursos confidenciais na mesma sub-rede de todos os outros usuários, você dificulta a implantação de medidas de segurança. Separar funções vitais em sub-redes permite implantar medidas de segurança, como firewalls. Os firewalls podem ser configurados para garantir que apenas hosts autorizados ou outras sub-redes tenham acesso a esses servidores, bem como a outras redes.
Simplifica a administração
Muitas vezes, uma organização tem diferentes departamentos que exigem acesso a diferentes tipos de recursos. Se os departamentos de contabilidade e zeladoria estiverem na mesma sub-rede, por exemplo, suas restrições de acesso devem ser controladas host por host. Mas quando os dois departamentos são colocados em sub-redes separadas, as opções de segurança podem ser aplicadas com base nessas sub-redes.
Controla o crescimento
Ao planejar uma rede, você pode controlar o número de máscaras de sub-rede disponíveis e quantos hosts estarão disponíveis para cada sub-rede. Por exemplo, 192.168.1.0 com uma máscara de sub-rede de 255.255.255.0 permite que oito bits sejam usados para definir os hosts (2 ^ 8 =256, menos endereços de rede e broadcast, para um total de 254 hosts potenciais), mas fornece mais de 16 milhões de redes (2 ^ 24). Uma máscara de sub-rede de 255.255.0.0, no entanto, permitiria mais de 65.000 redes e hosts cada. Com um pouco de planejamento, os administradores podem dimensionar suas sub-redes de maneira que corresponda ao número de redes previsto para o número de hosts esperados em cada sub-rede.