Apesar das vastas aplicações das quais um computador se tornou capaz, em sua essência nada mais é do que uma sequência de zeros e uns. O sistema binário que é o elemento básico da tecnologia de computador não pode dizer nada, exceto "sim" ou "não". As habilidades do computador foram desenvolvidas por técnicos que aprenderam como fazer os computadores fazerem isso com extrema rapidez.
Características
O hardware dos computadores mais comuns consiste em uma tela, um teclado e uma unidade de processamento. O computador interage com a pessoa que o está usando recebendo informações no teclado e emitindo informações pela tela. A linguagem binária que o computador fala é traduzida para a linguagem que o humano fala. Os computadores se destacam em tarefas que exigem rapidez, repetição e precisão. Os computadores funcionam por meio de processos lineares, que os tornam qualitativamente diferentes do cérebro humano, que funciona em rede e pode realizar operações simultaneamente.
Usos
Os computadores são usados para manutenção de registros, comércio, comunicação de longa distância, design gráfico, entretenimento e processamento de texto. À medida que a tecnologia dos computadores se desenvolve, os computadores estão se movendo para domínios anteriormente dominados pela tecnologia da televisão, telefone e cinema. Muitos engenheiros de computação acreditam que os computadores acabarão por preencher todas as funções anteriormente desempenhadas por todas essas tecnologias, assim como máquinas de escrever, sistemas de som e relógios.
Limitações
As limitações dos computadores aparecem quando as pessoas tentam usá-los para fins não lineares e emocionais. Os computadores podem transmitir facilmente os pensamentos irracionais e emocionais dos humanos por e-mail, redes sociais ou Skype. No entanto, eles não podem experimentar esses fenômenos eles mesmos. Um computador pode ser programado para simular amor, loucura, exaltação e depressão, mas na verdade não experimenta essas coisas. Técnicos na vanguarda do desenvolvimento de computadores discutem em que ponto se pode dizer que um computador experimenta emoções ou é senciente. Esta é uma questão controversa para a qual nenhuma resposta definitiva foi encontrada.
Desenvolvimentos
As fronteiras da tecnologia de computadores estão constantemente empurrando para trás as limitações dos computadores. Realidade virtual, supercomputadores interligados e "wetware" - a fusão de tecnologia de computador com elementos biológicos - todos são grandes promessas ou ameaças, dependendo da perspectiva de uma pessoa. A miniaturização do computador apresenta a possibilidade de computadores poderosos e versáteis serem colocados em um par de óculos, ou até mesmo anexados ou implantados no corpo de uma pessoa. A possibilidade de um computador realmente se tornar senciente está muito mais distante do que esses desenvolvimentos, mas não está além do reino das possibilidades, de acordo com o futurista Peter Hollings.