O GIMP é um programa gratuito de edição de imagens que possui muitos dos recursos encontrados no Photoshop. Ele será executado no Microsoft Windows, Mac OS e Linux. Um dos recursos é a ferramenta Seleção, que permite escolher parte da imagem para poder recortar ou movê-la para uma parte diferente da imagem ou para uma camada diferente. Uma vez selecionada, a área é cercada pela "Marque de Seleção", que é como uma linha pontilhada em movimento (às vezes chamada de formigas marchando). Depois de terminar de usar a seleção, você deseja se livrar do limite de seleção para não alterar acidentalmente sua imagem involuntariamente.
Excluindo o conteúdo da seleção
Etapa 1
Escolha a ferramenta Seleção adequada ao seu propósito. Suas escolhas e como elas funcionam são as seguintes:a ferramenta Seleção de Retângulo que permite selecionar qualquer seção retangular de sua imagem; a ferramenta Ellipse Select que permite selecionar qualquer área elíptica ou circular em sua imagem; a ferramenta Seleção à mão livre (também chamada de ferramenta Laço) que permite desenhar um limite de seleção com o mouse ou a mesa digitalizadora; A ferramenta Seleção Difusa (também chamada de Varinha Mágica) que permite selecionar uma área que contenha a mesma cor ou uma cor semelhante; a ferramenta Caminho de Bezier que permite selecionar um contorno usando nós de caminho de Bezier e pontos de controle; e a Tesoura Inteligente, que permite definir um caminho ao redor de um objeto em sua imagem para selecionar o objeto. Sua escolha de ferramenta de seleção dependerá da forma do seu objeto e sua confiança com as várias ferramentas. As ferramentas Retângulo, Elipse, Laço e Varinha Mágica são fáceis de usar. Se eles não fornecerem os resultados desejados, você pode tentar as outras ferramentas se estiver confortável com seus recursos mais complexos.
Etapa 2
Desenhe sua seleção. Para as ferramentas Retângulo e Elipse, basta clicar e arrastar. Para a ferramenta Varinha mágica, um único clique dentro de uma área selecionará toda a área que contém a mesma cor. Para as outras ferramentas, você está criando um caminho que percorre todo o caminho e volta para onde começou. Depois que a seleção for definida, você verá uma linha pontilhada em movimento ao redor da região selecionada.
Etapa 3
Para realmente excluir a área dentro da seleção, selecione "Recortar" ou "Limpar" no menu "Editar". Limpar apenas excluirá o conteúdo. Recortar moverá a parte selecionada da imagem para a "Área de transferência", onde você poderá colá-la em outro lugar, se desejar.
Removendo o esboço de seleção
Etapa 1
Selecione o menu "Selecionar" na parte superior da imagem atual no GIMP. Em seguida, clique em "Nenhum" no menu que aparece, se essa opção não estiver esmaecida. Isso deve remover a seleção. Se isso não acontecer, ou se a opção "Nenhum" estiver esmaecida, prossiga para as outras etapas abaixo.
Etapa 2
Tome nota da ferramenta que está atualmente selecionada e mude para uma ferramenta diferente. Isso pode fazer com que a seleção desapareça. Se isso não acontecer, tente clicar no menu "Selecionar" e depois na opção "Nenhum".
Etapa 3
Salve seu arquivo e feche-o, depois abra-o novamente ou feche o próprio GIMP. A seleção não deve mais estar visível.