Os cientistas sociais usam o programa de computador SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para analisar dados. Esses cientistas têm uma variável independente, por exemplo, um homem ou uma mulher como réu em um julgamento. Eles pedem aos participantes que respondam a uma pergunta, como quão culpado é o réu (a variável dependente). Os pesquisadores tentam eliminar variáveis de confusão; qualquer coisa exceto a variável independente que pode influenciar a variável dependente. Por exemplo, o gênero dos entrevistados pode influenciar suas respostas. Os pesquisadores controlam as variáveis de confusão usando uma ANCOVA (Análise de Covariância).
Insira os dados
Etapa 1
Vá para “Datasheet” no SPSS e clique duas vezes em “var0001”. Na caixa de diálogo, digite o nome da sua primeira variável, por exemplo, o sexo (do réu) e clique em "OK". Insira os dados nessa variável.
Etapa 2
Clique em "var0002" e digite o nome da sua segunda variável, por exemplo, nível de culpa, e clique em "OK". Insira os dados nessa variável.
Etapa 3
Clique em "var0003" e digite o nome da sua variável de confusão, por exemplo o sexo (do participante) e clique em "OK". Insira os dados nessa variável. (Ver Referência 2)
Etapa 4
Vá em "Arquivo" para salvar os dados. Quando o menu cair, selecione "SaveAS" e digite um nome de arquivo na caixa.
Analise os dados
Etapa 1
Clique em "Analisar" na parte superior da tela do SPSS. Selecione "Modelo Linear Geral" no menu suspenso. Em seguida, selecione "Univariável".
Etapa 2
Na caixa de diálogo, destaque sua variável independente (sexo do réu) e clique na seta apontando para a direita para colocá-la na caixa "Fator fixo". Em seguida, destaque sua variável dependente (nível de culpa) e clique na seta apontando para a direita para colocá-la na caixa "Variável Dependente".
Etapa 3
Destaque a variável de confusão (sexo do participante) e clique na seta para colocá-la na caixa "Covariável". Clique em "Continuar".
Leia a saída
Etapa 1
Revise a saída que mostrará uma tabela rotulada "Testes de efeitos entre sujeitos". Observe que a variável dependente é mostrada no topo da tabela.
Etapa 2
Desça a lista de fontes na coluna da extrema esquerda até ver sua variável independente.
Etapa 3
Siga a linha da sua variável independente à direita para encontrar "df" (graus de liberdade). Os graus de liberdade são calculados subtraindo 1 do número de níveis da variável independente. No exemplo, como você tem dois níveis (masculino e feminino), o df é 1.
Etapa 4
Continue movendo para a direita na linha da variável independente para encontrar o valor "F" (a estatística de teste) e o "Sig" (Significância). A significância é o número mais importante na saída. Isso informa se os resultados são devidos à variável independente ou ao acaso. Um nível de significância inferior a 5% é geralmente aceito. Isso significaria que existem cinco possibilidades em 100 de que os resultados sejam devidos ao acaso quando a variável de confusão (sexo do participante) é controlada.