O núcleo de praticamente todos os computadores é a placa-mãe. Cada dispositivo que o computador acessa deve estar conectado à placa-mãe. Para dispositivos como unidades ópticas ou discos rígidos, o hardware eletrônico da unidade integrada é frequentemente usado para fazer essa conexão. Se um sistema não tiver canais IDE suficientes disponíveis para conectar todos os dispositivos necessários, um controlador IDE de interface de componente periférico de canal duplo padrão pode ser usado.
Uso
O controlador IDE PCI de canal duplo padrão é uma placa instalada no slot de expansão PCI da placa-mãe, fornecendo espaço para conexões de dispositivos IDE adicionais. Canal duplo refere-se às duas portas da placa, cada uma executando um canal separado. Como o IDE pode oferecer suporte a dois dispositivos por canal ou cabo, um único controlador IDE de canal duplo pode fornecer conexões para até quatro dispositivos compatíveis com IDE adicionais.
Compatibilidade
Os controladores IDE PCI de canal duplo padrão são amplamente compatíveis com praticamente todos os computadores que podem suportar dispositivos PCI. Embora alguns modelos de controladores IDE possam ter alguns requisitos específicos, a maioria das máquinas modernas não deve ter problemas para corresponder a essas especificações. Para os dispositivos conectados ao controlador, desde que sejam compatíveis com IDE, eles devem funcionar com todos os controladores IDE. Embora o IDE não seja tão comum quanto antes, no momento da redação deste artigo, ele ainda está disponível em novas unidades ópticas e discos rígidos. Freqüentemente, os dispositivos modernos compatíveis com IDE são comercializados como PATA ou Parallel ATA. Não há diferença entre unidades PATA e IDE e ambas são compatíveis com controladores IDE padrão.
Instalação
Instalar um controlador IDE PCI não é diferente de instalar qualquer outro dispositivo PCI em um desktop. O computador deve ser totalmente desligado e desconectado antes de ser aberto e um dispositivo anti-descarga eletrostática deve ser usado para evitar que o trauma de choque danifique ou destrua os componentes elétricos do computador, como a placa-mãe. O controlador IDE é instalado alinhando-o com o slot PCI e gentilmente, mas com firmeza, empurrando-o para baixo no lugar. A placa controladora IDE não deve ser forçada ou balançada no lugar, pois pode danificar tanto a placa quanto a placa-mãe. Depois de encaixado firmemente, os dispositivos IDE podem ser conectados e o computador remontado e ligado novamente.
Aviso
Alguns controladores PCI IDE exigem a instalação de drivers adicionais antes que o controlador - e os dispositivos conectados - possam ser reconhecidos e usados. Consulte as instruções da sua placa controladora para obter instruções específicas. Os dispositivos IDE também devem ter seus jumpers configurados corretamente para serem usados. O jumper em um dispositivo IDE está localizado na parte traseira, próximo ao conector IDE. As diferentes posições dos jumpers são normalmente impressas na etiqueta do disco rígido. Quando dois dispositivos estão conectados no mesmo canal, ou seja, eles compartilham o mesmo cabo, um deve ser configurado como "mestre" e o outro como "escravo". Novas unidades normalmente são enviadas configuradas para detectar e atribuir a si mesmas uma posição usando a configuração "seleção de cabo". Se os dispositivos conectados no mesmo canal não puderem ser acessados pelo computador, será necessário configurar o jumper manualmente.