Em 2012, o Gmail ultrapassou o Hotmail para se tornar o maior serviço de e-mail gratuito do mundo. Se o Gmail rejeitar seus e-mails, você terá um problema, seja escrevendo para amigos, entrando em contato com alguém no trabalho ou enviando e-mails em massa para clientes. É bastante simples saber se você está na lista negra, mas sair pode dar algum trabalho.
Recebendo a mensagem
Se o Google colocou você na lista negra, os servidores de e-mail da sua rede informarão. O Gmail responde a endereços na lista negra enviando aos servidores um erro 421 ou 550. O 421 é para problemas temporários; 550 indica um bloqueio completo no correio originado do seu endereço na Internet. Você pode precisar entrar em contato com seu provedor de e-mail para pesquisar os servidores. Você também pode inserir seu nome de domínio em um site como o MX Toolbox e ver se o site relata uma lista negra.
Mas você não é um spammer
A lista negra do Gmail existe para cortar spammers de contas do Gmail. Se você enviar e-mails em massa para endereços do Gmail, o Gmail pode decidir que você parece um spammer. Isso pode acontecer mesmo se for um boletim informativo comercial e todos que o receberem optarem por recebê-lo. Também pode acontecer se alguém invadir sua conta e enviar spam às pessoas usando seu endereço. É claro que se você ou sua empresa realmente enviam spam, não devem se surpreender com a reação do Gmail.
Retirada da lista
Para sair da lista negra, acesse o suporte do Google e preencha o formulário para relatar problemas de entrega. O Google vai querer saber o domínio afetado, o número de usuários, os usuários do Gmail que você estava tentando alcançar e os cabeçalhos dos e-mails afetados. O Google não se compromete com quanto tempo levará para tirar um e-mail legítimo da lista negra. Se você não quiser preencher tantos detalhes, existem consultores de TI que cuidarão disso para você.
Nunca mais
Quando estiver fora da lista negra, tome medidas para ficar fora dela. Se sua conta de e-mail foi hackeada para se tornar um gerador de spam, atribua uma senha mais difícil e mantenha a senha segura. Se você enviar e-mails em massa legítimos que não sejam spam, inscreva-se no Google usando o formulário de remetente em massa. Você também pode trabalhar por meio de um sistema de correio em massa, como o MailChimp.