Um gateway é usado para conectar dois computadores com protocolos diferentes de forma que eles possam se comunicar um com o outro. Isso às vezes é chamado de gateway de comunicação. Os gateways podem ser úteis ao tentar conectar computadores com diferentes sistemas operacionais e funções, mas podem ser difíceis de solucionar.
Flexibilidade
Algumas redes são configuradas por meio de um roteador. Um roteador pode ser usado para computadores com protocolos semelhantes, o que significa que eles possuem hardware e software semelhantes instalados. Um gateway garante mais flexibilidade para sua rede porque pode traduzir informações de computadores com sistemas diferentes. Isso significa que vários tipos diferentes de computadores podem ser configurados no mesmo gateway e as mesmas informações podem ser acessadas de cada computador.
Segurança
Os gateways também podem ser programados para conceder ou negar certos privilégios de usuários. Os gateways também permitem a autenticação do usuário, de modo que uma senha ou outra forma de segurança seja necessária antes que um usuário tenha acesso ao gateway. Para redes que contêm informações confidenciais, isso pode ser útil para garantir que apenas usuários privilegiados tenham acesso às informações. Esse tipo de segurança está presente na maioria das redes e é essencial para evitar acessos indesejados.
Hora
Como um gateway deve traduzir informações de diferentes protocolos antes de transmiti-las, pode haver um atraso ao usar redes de gateway. A transferência instantânea quase nunca é possível ao usar gateways. Um gateway também pode fornecer informações armazenadas em cache ou informações antigas armazenadas pelo gateway, se o cache não for limpo corretamente. Isso pode levar a mais restrições de tempo ao usar gateways, pois o tempo deve ser necessário para limpar o cache.
Solução de problemas
Um gateway segue um processo bastante rígido e, portanto, não pode ser facilmente programado. A solução de problemas de um gateway pode ser difícil, pois são necessárias ferramentas diferentes para encontrar problemas em computadores com protocolos diferentes. Se um gateway falhar, a comunicação será perdida na rede. Essa comunicação não pode ser restaurada até que o problema seja localizado, o que significa passar por cada computador na rede e solucioná-los individualmente até que o problema seja encontrado.