As impressoras a jato de tinta domésticas podem produzir uma ampla variedade de impressões, desde páginas de texto e impressões do dia-a-dia até grandes pôsteres e impressões com qualidade fotográfica. As impressoras usam tintas à base de corantes ou pigmentos. Cada um tem seus próprios benefícios e problemas e são adequados para usos específicos. Usar o tipo errado de tinta pode resultar em baixa qualidade de imagem ou redução da vida útil da impressão.
Sublimação de tinta
As impressoras de sublimação de corante, ou dye sub, foram originalmente projetadas para produzir provas em escala real em vez de produtos finais. Eles contêm tinta mais duradoura do que a maioria das outras impressoras à base de corantes e podem produzir impressões extremamente brilhantes. A maioria das impressoras de sublimação de tinta usa um conjunto de tinta ligeiramente diferente do pigmento ou outras impressoras de tinta. Chamado de CYMO (Cyan Magenta Yellow Overcoating), este conjunto elimina a tinta preta em favor de uma tinta de revestimento transparente que protege a impressão do ar, umidade e danos UV.
Tinta Pigmentada
As tintas pigmentadas usam partículas minúsculas de material colorido para fornecer cor à tinta, em vez de corantes que mancham o papel. Esses pigmentos proporcionam maior longevidade do que as tintas corantes, incluindo subtipos corantes, mas podem entupir as impressoras com mais facilidade. Algumas tintas pigmentadas também sofrem de um problema chamado falha metamérica e não parecem a mesma tonalidade de todos os ângulos. Eles podem ter uma coloração esverdeada ou bronze quando vistos de lado ou sob algumas condições de iluminação. As tintas pigmentadas oferecem uma gama de cores mais estreita do que as tintas de sublimação, mas são consideravelmente mais estáveis a longo prazo. A maioria das impressoras de tinta pigmentada também oferece sombreamento de cor mais sutil, pois usam até oito cores de tinta diferentes:ciano, ciano claro, magenta, magenta claro, amarelo, cinza claro, cinza médio e preto.
Longevidade
As impressões a jato de tinta geralmente duram apenas alguns anos antes de desbotar ou sofrer danos causados pela radiação UV. No entanto, algumas impressões a jato de tinta oferecem longevidade semelhante à das impressões fotográficas. De acordo com a Wilhelm Research, as impressoras de pigmentos que usam papel apropriado podem sobreviver até 200 anos em armazenamento escuro. As impressoras de sublimação de corante oferecem uma vida útil um pouco menor; no armazenamento escuro, eles oferecem um pouco mais de 100 anos de longevidade. Ambas as impressões de corantes e pigmentos sobrevivem por períodos mais curtos do que sua vida útil nominal quando exibidas à luz. Emoldurada sob vidro, uma impressão com classificação de 200 anos em armazenamento escuro pode durar apenas 40 anos ou até 100.
Considerações
O tipo de tinta é apenas um fator que afeta a qualidade de impressão. Sem papel com pH neutro revestido para receber a tinta apropriada, as impressões podem desbotar ou degradar mais rapidamente do que deveriam. Tintas e papéis de terceiros também podem produzir resultados inesperados, incluindo alterações na gama de cores, gradações ruins entre as cores e resistência à luz solar ou à umidade reduzida. Embora os papéis e tintas de marca geralmente custem mais do que as opções de terceiros, eles aumentam muito a chance de uma impressão de alta qualidade e longa duração.