UML, a linguagem de modelagem unificada, é um padrão usado para descrever visualmente um programa, especificamente um programa orientado a objetos. UML ajuda a organizar, planejar e visualizar um programa. Além disso, por ser um padrão, é amplamente utilizado e aceito como linguagem para delinear programas. A UML é usada em uma variedade de propósitos e sua legibilidade e reutilização a tornam a escolha ideal para programadores.
Representação visual
Um diagrama UML é uma representação visual dos relacionamentos entre classes e entidades em um programa de computador. Uma classe é um objeto em programação que organiza variáveis e funções semelhantes em um local. Para entender um programa, é essencial entender o que cada objeto de classe faz, as informações que ele armazena e como ele se relaciona com outras classes do programa. Ao mostrar essas informações em um diagrama, é fácil entender e visualizar os relacionamentos de um programa.
Legibilidade e reutilização
Um diagrama UML é benéfico porque é muito legível. O diagrama deve ser entendido por qualquer tipo de programador e ajuda a explicar os relacionamentos em um programa de maneira direta. Tradicionalmente, para entender um programa, um programador leria o código diretamente. Isso pode ser milhares ou milhões de linhas de código em programas muito grandes. Ter um diagrama UML ajuda a ilustrar rapidamente esses relacionamentos. Além disso, usando um diagrama para mostrar o código em execução em um programa, um programador pode ver o código redundante e reutilizar partes do código que já existem, em vez de reescrever essas funções.
Padrão
UML é o padrão atual para programação em linguagens de programação orientadas a objetos. Ao criar classes e outros objetos com relacionamentos entre si, a UML é o que é usado para descrever visualmente esses relacionamentos. Por ser usado como padrão, é amplamente compreendido e bem conhecido. Isso torna mais fácil para um novo programador entrar em um projeto e ser produtivo desde o primeiro dia.
Ferramenta de planejamento
A UML ajuda a planejar um programa antes que a programação ocorra. Em algumas ferramentas usadas para modelar UML, a ferramenta irá gerar código com base nas classes configuradas no modelo. Isso pode ajudar a reduzir a sobrecarga durante o estágio de implementação de qualquer programa. Além disso, um diagrama de modelo UML é fácil de alterar, enquanto a reprogramação de uma seção de código pode ser tediosa e demorada.