Os computadores mainframe, criados no início da década de 1940, inicialmente eram máquinas volumosas que exigiam salas sensíveis ao resfriamento. O UNIVAC de 1951 era do tamanho de uma garagem para um carro - inédito no século 21, onde pequeno, móvel e rápido é a norma. A IBM – um dos primeiros fabricantes de mainframes – continua a projetar e desenvolver sistemas complexos usados em muitas empresas e organizações. Embora os computadores pessoais sejam usados pelas massas, os computadores mainframe são um aspecto importante nos bastidores das grandes empresas.
E-Business e E-Commerce
Tanto o e-business quanto o e-commerce usam computadores mainframe para realizar funções de negócios e trocar dinheiro pela Internet. Instituições bancárias, corretoras de valores, seguradoras e empresas da Fortune 500 são apenas alguns exemplos de setores públicos e privados que mantêm informações e transferem dados por meio de mainframes. Quer uma empresa processe milhões de pedidos de clientes, realize transações financeiras, pague funcionários ou rastreie a produção e o estoque, um computador mainframe é a única máquina que possui armazenamento, velocidade e capacidade para executar atividades de e-commerce e e-business bem-sucedidas.
Cuidados de saúde
É provável que, sempre que você for ao médico, agendar uma cirurgia, reabastecer uma receita ou perguntar sobre seus benefícios de seguro de saúde, essas informações sejam acessadas de um computador mainframe. Os sistemas mainframe também gerenciam a privacidade do paciente, conforme exigido pelos regulamentos da Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde. Os médicos podem acessar os resultados dos exames de mamografias, ressonâncias magnéticas e eletrocardiogramas de forma rápida e fácil, acelerando o diagnóstico e o tratamento do paciente.
Uso militar
Os militares - um dos primeiros usuários de computadores mainframe - continuam empregando essa tecnologia em combate e para manter as fronteiras do país seguras. Todos os ramos das Forças Armadas utilizam mainframes para comunicação entre navios, aviões e terra; para previsão de padrões climáticos; e para rastrear localizações e posições estratégicas usando um Sistema de Posicionamento Global. Satélites que antes eram uma fantasia de ficção científica continuam a operar computadores mainframe em seus esforços de inteligência e espionagem.
Acadêmicos e Pesquisa
Bibliotecas públicas e privadas, bem como faculdades e universidades, usam computadores mainframe para armazenamento de dados críticos. A Biblioteca do Congresso, que remonta a 1800, oferece ao Congresso uma infinidade de recursos por meio de seus bancos de dados de mainframe. O American Memory faz parte do recurso online da biblioteca para o público e oferece acesso a gravações de som, imagens em movimento, impressões, mapas e documentos. Instituições acadêmicas superiores armazenam dados de alunos, incluindo notas, transcrições e informações de graduação.