Com a evolução da tecnologia, os dias de escrever cartas à mão e depois enviá-las pelo correio acabaram. Agora, basta abrir um programa de processamento de texto, digitar sua carta e enviá-la para sua impressora. Você pode fazer isso com projetos e documentos, seu currículo ou qualquer outro material para impressão. Você também pode salvar sua carta em seu computador para reimprimi-la ou fazer alterações em segundos posteriormente.
Etapa 1
Abra um programa de processamento de texto em seu computador. Você pode usar softwares comerciais como o Microsoft Word ou usar o Wordpad, que não tem tantos recursos, mas é gratuito no Windows. Se você estiver executando o Linux, o OpenOffice é um pacote de software de produtividade gratuito e de código aberto.
Etapa 2
Escreva o título de sua carta no topo da página. A maioria das cartas, tanto pessoais quanto profissionais, exige que você coloque seu nome e endereço no canto superior esquerdo.
Etapa 3
Dirija-se ao leitor duas linhas abaixo do título com uma saudação. Para uma carta amigável, você pode usar "Prezado", enquanto uma carta profissional pode incluir "Sr. Jones" ou "A quem possa interessar".
Etapa 4
Digite o corpo da carta. Divida as informações úteis em parágrafos para facilitar a leitura e a compreensão.
Etapa 5
Escolha um fechamento. Mantenha sua audiência em mente. Por exemplo, você não quer fechar uma correspondência para um profissional ou parceiro de negócios com "Amor", ou uma carta para seu melhor amigo com muita formalidade. Dê espaço duplo e deixe espaço suficiente para assinar seu nome depois de imprimir a carta e digite seu nome e sobrenome.
Etapa 6
Execute o recurso de verificação ortográfica e gramatical para verificar erros de estilo e ortografia. Uma carta com erros flagrantes parece pouco profissional e pode fazer a diferença entre uma resposta ou ser ignorada.
Etapa 7
Clique em “Arquivo” e escolha “Imprimir”. Se você quiser imprimir sua carta em papel estacionário ou de alta qualidade, primeiro imprima uma cópia em papel comum para verificar se há erros visíveis, como margens impróprias ou espaçamento entre parágrafos.
Dica
Sempre salve sua carta em seu computador por um tempo, mesmo se você achar que não vai precisar dela mais tarde. Isso elimina a necessidade de redigitá-lo. Os documentos são tão pequenos que salvá-los não afeta significativamente o armazenamento de arquivos.