Para muitos, o som de um álbum de vinil tocado em um toca-discos oferece a melhor experiência de audição, com um calor inerente que o áudio digital não consegue igualar. Essa experiência fica prejudicada rapidamente, no entanto, quando sua música é coberta por estática irritante. Rastrear e eliminar o ruído em seu sistema de toca-discos maximiza sua experiência sonora.
Defina seu ruído
A "estática" de uma pessoa pode ser "cliques e estouros" para outra. Cliques e estalos em um toca-discos sugerem ruído criado na superfície do disco, enquanto o ruído intermitente e crepitante pode ser uma conexão solta ou interferência eletromagnética. Hiss é um componente de ruído de alta frequência comum em sistemas analógicos, enquanto hum é de baixa frequência e está associado a ruído induzido de 60 ciclos, muitas vezes decorrente de loops de terra. Examine suas condições de ruído e veja se o próprio som pode dar pistas sobre sua origem.
Jogue-o no chão
O aterramento adequado de um toca-discos e seus componentes de áudio é um problema elétrico complexo para engenheiros. Felizmente, existem práticas recomendadas para aterramento que você pode seguir. Muitos amplificadores ou receptores de áudio têm tomadas na parte traseira. Usá-los para o seu toca-discos mantém cada componente no mesmo circuito. Mantenha todas as conexões o mais curtas possível; se o seu toca-discos tiver um fio e conectores de áudio em seu cabo, esse fio deve ser conectado ao poste de aterramento na parte traseira do seu amplificador ou receptor. Essas etapas reduzirão as chances de interferência eletromagnética e de zumbido.
Uma conexão sólida
Estalidos intermitentes frequentemente se originam de cabos e conexões. O cartucho de caneta do toca-discos pode ser conectado ao braço de tom ou pode ter quatro conectores aos quais os fios do braço de tom se conectam. Verifique a conexão desses conectores e remova e recoloque um cartucho montado em baioneta. Manuseie cada cabo usado em seu estéreo e verifique a conexão nos terminais. Se mover um cabo causar o ruído ofensivo, substitua-o. Dobre levemente quaisquer plugues que pareçam soltos nos respectivos conectores. Verifique todos os cabos, incluindo aqueles entre o amplificador e os alto-falantes.
O acúmulo estático
A eletricidade estática pode ser outro culpado que cria cliques, estalos e sons crepitantes. À medida que um disco cria uma carga estática, ele atrai poeira, que por sua vez captura sua própria carga e cria um impedimento físico para a caneta. A caneta requer limpeza periódica de poeira e outros acúmulos; limpar seus discos também pode manter sua música com um som fresco. A caneta e o cartucho também requerem substituição periódica. Verifique as recomendações do fabricante para os produtos que você usa.