Os perseguidores do Facebook vêm de todas as esferas da vida e podem incluir ex-amantes, ex-amigos, colegas de trabalho, amigos atuais, conhecidos de grupo e completos estranhos. Embora alguns desenvolvedores de aplicativos afirmem que podem revelar pessoas perseguindo sua conta, o Facebook não permite o uso de aplicativos de rastreamento de perfil de terceiros. Você detecta perseguidores observando os comportamentos de perseguição cibernética do Facebook.
Ignorar aplicativos de denúncia de stalker
Os aplicativos que rastreiam a atividade do site não são apenas úteis para stalkers, mas também podem ser usados por ladrões e hackers para roubar suas informações pessoais ou transmitir malware. Se algum aplicativo alegar que pode rastrear usuários que passam mais tempo visualizando seu perfil, postagens ou fotos, denuncie o aplicativo ao Facebook. Na página do aplicativo, clique em "Denunciar/Contato", selecione um motivo para a denúncia na seção Denunciar ao Facebook e clique no botão "Enviar".
Verificar padrões de mensagens e comentários
Perseguidores no Facebook geralmente interagem com suas vítimas por meio de mensagens e comentários. Por exemplo, você provavelmente está lidando com um stalker se alguém que você não conhece enviar uma mensagem que contém perguntas pessoais, acusações falsas ou discursos sobre religião, tabus ou tópicos horríveis. Você provavelmente também está lidando com um stalker se alguém parece estar seguindo você demais – por exemplo, se alguém responde frequentemente aos seus comentários no Facebook e/ou em outros sites onde os usuários fazem login e comentam com seus IDs do Facebook.
Aprenda a reconhecer outros padrões
Uma pessoa que você conhece ou um estranho provavelmente está perseguindo você se você receber notificações de que ele marcou você repetidamente em fotos que não são sobre você ou relacionadas aos seus interesses. Um perseguidor também pode tentar se tornar amigo de sua família e amigos para se sentir mais próximo de você ou para obter acesso a informações pessoais adicionais sobre você e as pessoas em sua vida. Além disso, mantenha um registro de usuários bloqueados e envie por e-mail uma vez por mês para sua família e amigos fora do Facebook. Peça aos seus amigos para revisar os nomes e dizer se eles aprovaram alguém que você bloqueou.
Faça alterações para evitar perseguição
A configuração da sua conta e as interações com outras pessoas podem torná-lo um alvo fácil. Para ajudar a impedir que um stalker tenha acesso à sua conta, saia dela quando não estiver usando e altere sua senha regularmente. Como alguém próximo a você pode estar perseguindo você, desconecte-se em computadores públicos e domésticos. Remova informações pessoais de postagens e comentários públicos ou configure sua linha do tempo do perfil com configurações de privacidade que restringem quem pode ver suas postagens. Como os stalkers querem que você interaja com eles, bloqueie e denuncie qualquer pessoa que faça você se sentir desconfortável em vez de criar um diálogo. Além disso, siga as diretrizes de privacidade e proteção na página da Central de Segurança do Facebook (consulte os links em Recursos). Se tudo mais falhar, ou você acredita que sua vida está em risco, entre em contato com a polícia local.