O utilitário PuTTY Windows permite que você efetue login remotamente em outro PC usando o protocolo SSH de shell seguro. Enquanto estiver conectado em outra máquina, você pode fazer uso total da máquina, desde que saiba como usar o utilitário de linha de comando, pois o PuTTY não possui uma interface gráfica. Isso pode ser desanimador para programadores familiarizados com ambientes de desenvolvimento integrados gráficos com um botão "compilar". Com o PuTTY, você pode até compilar o código-fonte na máquina remota.
Compilador GCC C/C++
Etapa 1
Digite
cd no terminal PuTTY, seguido pelo endereço do diretório que contém o código-fonte C ou C++ que você deseja compilar.
Etapa 2
Digite
ls se você estiver usando PuTTY para fazer login em uma máquina baseada em Unix, ou
dir se você estiver usando o PuTTY para fazer login em uma máquina Windows. Isso lista os arquivos no diretório atual. Certifique-se de que o arquivo de código-fonte que você deseja compilar esteja presente.
Etapa 3
Digite
gcc -o MyExecutable MySourceCode onde "MyExecutable" é o nome que você deseja que seu executável compilado tenha e "MySourceCode" é o nome do código-fonte que você deseja compilar. Ele terá a extensão de arquivo C ou CPP, dependendo se for um arquivo de origem da linguagem C ou um arquivo de origem da linguagem C++.
Compilador Javac
Etapa 1
Digite
cd no terminal PuTTY, seguido pelo endereço do diretório que contém o código-fonte Java que você deseja compilar.
Etapa 2
Digite
ls se você estiver usando PuTTY para fazer login em uma máquina baseada em Unix, ou
dir se você estiver usando o PuTTY para fazer login em um PC com Windows. Isso lista os arquivos no diretório atual. Certifique-se de que o arquivo de código-fonte que você deseja compilar esteja presente.
Etapa 3
Digite
javac MySourceCodeFile.java onde "MySourceCodeFile" é o nome do arquivo de código-fonte java que você deseja compilar. O compilador javac puxará automaticamente quaisquer dependências necessárias que seu arquivo possa precisar.
Compilador MingGW
Etapa 1
Digite
cd no terminal PuTTY, seguido pelo endereço do diretório que contém o código-fonte C++ que você deseja compilar.
Etapa 2
Digite
diretório em seu terminal PuTTY, porque o MingGW é um compilador do Windows e o terminal lista os arquivos em seu diretório atual. Certifique-se de que o arquivo de código-fonte que você deseja compilar esteja presente.
Etapa 3
Digite
gcc -o MyExecutable MySourceCode.cpp onde "MyExecutable" é o nome que você deseja que seu executável compilado tenha e "MySourceCode" é o nome do código-fonte que você deseja compilar.