Alguns sites orgulhosamente proclamam sua história em sua página inicial, com declarações como "online desde setembro de 1995". Para a maioria dos sites, porém, você precisará fazer algumas escavações para descobrir a data de criação do site. Os sites também podem mudar de propriedade, de modo que um único nome de domínio pode ter várias datas de início diferentes. Existem várias ferramentas que você pode usar para explorar o histórico de um site e pesquisar há quanto tempo ele está online. As ferramentas fornecem evidências razoavelmente firmes de quanto tempo um site está no ar, mas nenhuma delas é infalível.
Verifique o site
O próprio site pode ter informações sobre sua própria história, mesmo que as datas não sejam imediatamente óbvias. Muitos sites corporativos, por exemplo, têm uma seção sobre "Histórico da empresa" que pode incluir a data em que o site foi lançado. As informações também podem ser isoladas na seção "Sobre nós" ou em uma página da Web com o mesmo título. No entanto, seja cauteloso ao aceitar a data, pois vários fatores, como uma mudança no nome da empresa ou na propriedade, podem causar uma desconexão entre a data mostrada e a data real em que um site foi criado.
Mesmo na ausência de um histórico detalhado, o aviso de direitos autorais do site às vezes fornece uma pista; uma declaração como "Copyright 2002-2014", embora não seja definitiva, sugere fortemente que o site foi criado em 2002.
Verifique o registro Whois
Os sites têm um registro Whois disponível publicamente que inclui detalhes sobre a propriedade e a criação do site, incluindo a data de criação. Você pode recuperar o registro de um site usando ferramentas de pesquisa Whois online. Por exemplo, o registro Whois para facebook.com lista a data de criação como 29 de março de 1997, enquanto o registro para twitter.com fornece uma data de criação mais recente de 21 de janeiro de 2000. Essas datas são a data em que o nome de domínio foi registrado, o que pode ser diferente da data em que o site foi ao ar na Internet.
O registro Whois fornece apenas a data de criação para o proprietário mais recente do nome de domínio. Por exemplo, um site que foi criado em 2001 e expirou em 2009, depois ressuscitou em 2011 sob nova propriedade, mostraria uma data de criação Whois de 2011. Alguns sites Whois, como DomainTools, oferecem um serviço de pesquisa "Histórico Whois" para um taxa pela qual você pode visualizar todas as datas de criação de um nome de domínio.
Use o Wayback Machine
O Internet Archive, carinhosamente conhecido como Wayback Machine, armazena imagens de sites antigos que datam de 1996. Digite a URL do site que você está pesquisando para produzir uma linha do tempo dos registros do Arquivo para o site. Os registros mais antigos provavelmente serão a versão original do site, embora seja possível que existam versões anteriores que não foram arquivadas. O Wayback Machine possui arquivos de bilhões de sites, mas não é abrangente, portanto, nem todos os históricos de sites estão disponíveis.
Experimente um Verificador de idade de domínio
Alguns serviços on-line se vendem como ferramentas de "verificador de idade do domínio", nas quais você insere a URL de um site para obter informações sobre há quanto tempo um site está ativo. Alguns deles facilitam o acesso às informações nos registros Whois, enquanto outros extraem dados de idade do Wayback Machine. Alguns sites são omissos sobre como eles geram informações de idade. Em todos os casos, é útil contar com mais de uma fonte de informação para determinar a idade de um site.
Pesquise o URL
Coloque o endereço do site entre aspas - "www.example.com" - para encontrar menções ao site em outras páginas da Web. Se você pesquisar no Google, use o comando "site" para excluir resultados do site que você está pesquisando. Por exemplo, a pesquisa a seguir retornará resultados de todos os sites, exceto example.com:"www.example.com" -site:www.example.com.
Seus resultados de pesquisa incluirão menções a example.com em outros sites. Alguns dos resultados terão datas em que você pode verificar a data mais antiga em que seu site é mencionado. Você também pode pesquisar bancos de dados como LexisNexis e Proquest (muitas bibliotecas os têm disponíveis) e organizar seus resultados de pesquisa por data para encontrar a menção mais antiga de um site, o que garante que o site não foi criado depois da data do artigo que faz referência a isso. Um site bem conhecido também pode ter uma Wikipedia ou outra entrada no estilo de enciclopédia cobrindo o histórico do site que pode incluir a data em que o site apareceu pela primeira vez na Web.